quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Ecografia Morfológica

Publicada por Futura mãmã
» A minha será ... com .... 
22 semanas e 3 dias , no dia 4 de Novembro rsrsr
 = D

Informações 
  • A ecografia morfológica fetal é realizada entre as 16 e as 22/18 e as 24 semanas de gravidez. ( Já li e ouvi as duas versões ).
  • É um rastreio do 2º trimestre da grávida e do feto.
  • Essa é a ultrassonografia mais detalhada, que pode levar mais de meia hora, nela já dá para ver o sexo do bebê ( espero que seja o meu caso ).
  • O ultrassonografista vai verificar o coração do bebê, a formação do cérebro, os órgãos digestivos e outros sistemas. Prestando especial atenção ao cérebro, face, coluna (tubo neural), coração, pulmões, estômago, intestino, fígado, rins, bexiga e membros.Também vai medir a cabeça do bebê e o fêmur, o osso da coxa, para ver se o crescimento está dentro da média.
  • No exame também é possível determinar a localização da placenta ( na 13 semana quando fiz a eco do 1ºtrimestre estava tudo ok ). 
  • Se ela estiver bloqueando a abertura do colo do útero (placenta prévia), o médico vai pedir novos ultrassons para ver se ela mudou de lugar. Na grande maioria dos casos ela muda. No caso de ela ainda estar cobrindo o colo do útero no fim da gestação, o bebê terá de nascer obrigatoriamente de cesariana.
  • O exame pode ser feito com doppler, um sistema que mostra o fluxo de sangue no útero, na placenta e no bebê, (a  cores ) cores azul e vermelha.
  • Se o médico desconfiar de alguma anormalidade, pode pedir a realização específica de um ultrassom em três ou quatro dimensões, que dá uma imagem mais detalhada do bebê e é capaz de detectar problemas como o lábio leporino, por exemplo. Ou o médico pode pedir um ultrassom específico do coração do bebê, a ecocardiografia fetal.
  • Consiste tanbem no cálculo de riscos para Trissomias 21, Trisomia 18 e Trissomia 13 e Defeitos do Tubo Neural, com base na idade materna, e doseamento no sangue materno de marcadores bioquímicos (beta-hCG e Alfa-fetoproteína). Tem uma taxa de detecção de Trissomia 21 de 70 a 80%.  ( Eu já fiz essa análise e estava tudo normal, nao havia qualquer risco na altura. )
Imagem retirada da Internet

13 comentários:

Damaris disse...

Sempre tive muita curiosidade sobre essa eco,foram muito boas as informações.Deve se mágico poder ver os detalhes do baby né???que lindo!!!

ps:obrigada pelo carinho e apoio lá no meu cantinho!!

Beijinhos...

Cintia Fernandes disse...

fiz a minha com 22 semanas. é uma otima ultra pq vc descobre que seu bebe é perfeitinho, saudavel, do jeito que vc sempre sonhou!

Clarinha e Suas Mamães disse...

Hummm, que delicia, ansiedade a mil néh, bjosss.

Carol M disse...

Agradecendo e retribuindo a visita :)

Te seguindo ^^

Bjinhos

Patrícia Santos Gomes disse...

Olá, querida, obrigada pela visita! Vou invwstir na "paciência" mesmo :-) E você, garota, uma menina, esperando baby...parabéns e prepare-se: sua vida vai mudar MUUUUITOOOO!
Bjus

Unknown disse...

Obrigada pela visita no blog...

Beijos nossos!

Rafaella disse...

Ta chegandooooooo....
bjos

Tati disse...

Que interessante esse ultrassom né...no meu caso ainda é cedo.Agora farei o de translucencia nucal.
Se Deus quiser dará tudo certo viu.
Um beijo Miriam

Ingrid Faria disse...

Obrigada pela visita lá no meu blog!! Gostei muito do seu e já estou te seguindo.
Posso te perguntar uma coisinha? rs. Como achou meu blog? (estou perguntando para as mamães que conheceram meu blog, para eu saber, curiosa eu sabe?)

Beijos

Daphne Pierin disse...

Passando para conhecer seu cantinho, parabéns! A morfologica é muito especial porque é a primeira ultra em que realmente conseguimos visualizar bem nossos bebes e saber como esta indo a gestaçao!Vai dar tudo certo, depois conte!
Bjs.

Zelí M. Wozniak disse...

Obrigada pela visita, também passei para conhecer seu blog, parabéns.
Beijos

Lu do Deninho disse...

Muito boa essas informações que vc coloca para as mamães !!!!!

Syl - Minha Casinha Feliz disse...

Oi querida, obrigada pela visita e pelo carinho lá no blog!

E que ansiedade boa essa da gestação! Já estou com saudades, acho que vou providenciar outro bebê...rsrsrsrsrs

Beijos
Syl
http://minhacasinhafeliz.blogspot.com/

Enviar um comentário

 

Mamãe do Diego Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea