terça-feira, 4 de outubro de 2011

Ecografias - Informações

Publicada por Futura mãmã
O que e' ??
  • Trata-se de uma técnica que utiliza o ultra-som para obtenção de imagens do feto «in útero» e não apresenta qualquer tipo de risco para a mãe ou para o feto.

Existem duas abordagens possíveis para a realização de uma ecografia:
  • A ecografia por via abdominal, na qual a imagem é captada através de uma sonda colocada sobre o abdómen, após a aplicação de um gel que serve de interface entre o aparelho e o ventre materno; a ecografia com sonda vaginal, que permite a obtenção de imagens de grande qualidade técnica numa fase inicial da gravidez e avaliações mais específicas em fases mais avançadas, sendo um exame seguro e de fácil realização.

Com alguma frequência as grávidas querem saber o número de ecografias que devem ser realizadas até ao nascimento do bebé.
É consensual na classe médica e científica que a adequada vigilância de uma gestação de baixo risco pressupõe a realização de Uma ecografia em cada trimestre:

  •  A primeira ecografia deve ser efectuada entre as 11 e as 13 semanas + 6 dias. Neste exame é feita a datagem ecográfica da gravidez, estudada a morfologia fetal e medida a translucência da nuca (TLN), ou seja a espessura da prega da nuca, que, se estiver aumentada, pode indicar uma eventual síndroma de Down, vulgarmente conhecida como mongolismo. A TLN é um dado importante para o rastreio bioquímico combinado, bem como a detecção e caracterização da gravidez gemelar (uma ou duas placentas);
  • A segunda ecografia, vulgarmente conhecida como «ecografia morfológica» deve ser realizada entre as 20 e as 22 semanas de gravidez. È durante este exame que é feito um estudo anatómico detalhado dos diferentes órgão e sistemas do feto no sentido de se excluírem eventuais malformações. È também na ecografia do segundo trimestre que a grande maioria dos casais toma conhecimento pela primeira vez do sexo do feto;
  •  Entre as 30 e as 32 semanas é feito novo estudo ecográfico. Avalia-se o crescimento do feto e a sua vitalidade, é feita uma medição do líquido amniótico, identificada a localização da placenta e mais uma vez estudada a anatomia fetal.
Embora o exame ecográfico permita avaliar toda a anatomia interna e externa, a existência de um feto estruturalmente bem formado não é sinónimo de um recém nascido sem problemas, porque a ecografia não permite avaliar se os diferentes órgãos têm um funcionamento normal.

Os recentes avanços tecnológicos têm permitido a obtenção de imagens cada vez com melhor definição. 
A «ecografia 3D» que hoje em dia é tão popular entre os jovens casais, permite a obtenção de imagens tridimensionais do feto.

Contudo, embora represente uma inovação na medicina e seja frequentemente apresentada como um importante coadjuvante da ecografia convencional, não substitui a «ecografia 2D».

No entanto, acreditamos que com a evolução da técnica este tipo de exame possa num futuro próximo vir a ser uma referência em termos de diagnóstico pré-natal.

8 comentários:

Unknown disse...

Oii é tudo de bom estar grávida e melhor ainda é ser mãmã!!!
Adorei seu blog e já estou te segui8ndo!
bjs

Damaris disse...

Oi flor, obrigada pela visitinha e pelo carinho, amei viu?

Já sou sua sguidora agora!!!!Amei seu cantinho!!!!

Beijinhos...

Camyla disse...

oooi, ja estou te seguindo... Que legal tu tem a mesma idade que eu, eu to com 18 semanas. nao deu para ver o sexo,e meu bebê tava sentado! Mas apartir das 16 semans ja da pra ver o sexo! beijinhos

Camyla disse...

Eu faço praticamente faço um ultrassom toda consulta, meu GO disse q não tem prolmea estamos com 18 semanas, to te seguindo... beijinhos

Rafaella disse...

Adorava ultra som rs...
Achava um maximo ver o baby...
Triste saber que o sistema publico de alguns estados so oferece de 1 a 2...
E vc como esta???
bjos

000 disse...

retribuindo a visita...
belo teu espaço e parabens pelo bebe que virá...

bjs

Chlóe Croient disse...

Gostei das informações. Espero em breve estar fazendo os ultrasons....

Mãe Guerreira disse...

Ola qerida nao nao estou gravida, sou solteira e tudo lOL bjnhs

Enviar um comentário

 

Mamãe do Diego Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea