quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Parto Cesariana

Publicada por Futura mãmã
No Post anterior sobre um tipo de parto pesquisei, esclareci, me informei e escrevi sobre o tema de Parto Normal ( que é o meu escolhido se até lá nada tiver contra ), mas disse que iria escrever, me informar e pesquisar tanbem sobre Parto Cesariana. Apesar de nao ter encontrado um site com todos as fases da cirurgia como encontrei sobre o Parto Normal, aqui vai o post prometido...

Parto Cesariana

A operação cesariana (também denominada cesárea) é uma técnica cirúrgica utilizada para retirar um feto de dentro do útero quando, durante a evolução do parto, ocorrem distócias.

 OPERAÇÃO CESÁRIA

É feita uma incisão transversal ou longitudinal (solução mais rara) sobre a pele da gestante, acima da linha dos pelos púbicos. 
São sucessivamente abertos o tecido subcutâneo e a aponeurose dos músculos reto abdominais, separados os músculos na linha média e abertos o peritônio parietal, o peritônio visceral e a parede uterina. 
O próximo tempo é a extração do feto, seguida da retirada da placenta e revisão da cavidade uterina. 
São então suturados os planos anteriormente incisados.
Dentre os motivos de indicação para realização da cirurgia cesárea no lugar do parto vaginal ou parto normal, estão situações de sofrimento fetal agudo, placenta prévia, lesão por herpes ativa no momento do trabalho de parto, prolapso de cordão, feto em posição transversal no momento do parto (mas um feto em apresentação pélvica não é necessariamente motivo de cesariana) e falha de indução quando há indicação de interrupção de gravidez.


Vantagens da cirúrgia Cesárea
  • O nascimento é menos demorado;
  • Preservação do aparelho genital;
  • Mãe pode decidir quando será o nascimento;
  • É realizada no mesmo dia da internação;
  • A mulher não sente dores durante o processo devido à anestesia;
  • Ter a disponibilidade do médico que a acompanhou durante o pré-natal.

    Desvantagens da cirurgia Cesárea
  • Recuperação mais lenta do que no parto normal;
  • Os pontos internos são absorvidos, entretando os externos precisam ser retirados, demanda um retorno ao serviço de saúde.
  • Na recuperação a mulher sente dores, ao rir, chorar, ficar de pé, espirrar, tossindo, amamentar, ao se movimentar, receio de evacuar e os pontos se abrirem ( varia de mulher para mulher )
  • A mãe não participa ativamente do nascimento ( está anesteziada );
  • Atraso na lactação
  • Risco de morte da mãe é 16 vezes maior do que no parto normal;
  • Dobro na permanência hospitalar ( mais dias no hospital se necessário )
  • As dores após a cirurgia são do corte na barriga e da manipulação da cavidade abdominal pelo médico;
  • Risco de infecção, inflamação, perda do útero, hemorragia;
  • Aumenta as chances de sofrer novas ceráseas nos nascimentos seguintes;
  • O útero fica com uma cicatriz em seu músculo que é sempre um ponto mais frágil; na região pode haver perda da sensibilidade, dor, quelóides e aderências.
  • O pulmão do bebê não é comprimido durante a cesárea e ele têm maior risco de ter desconforto para respirar após ser extraído. 
  • A criança que nasce de cesárea passa por mais intervenções como aspiração nasogástrica, reanimação, entubação e respiração artificial.
  • A mulher deve ficar sem pegar peso e fazer esforço físico nem ginástica por pelo menos 2 meses após a cirurgia;
  • Cirurgias pélvicas como de miomas se complicam devido às aderências e às cirurgias anteriores;
  • Qualquer operação cirúrgica pode trazer complicações à saúde, o que pode prejudicar a disposição sexual;
  • Há chances maiores do bebê não chorar quando nasce.


» Atenção !
Isto sao apenas informações...cada caso é um caso, cada cesaria é diferente, cada recuperação é diferente! Tudo e diferente de pessoa para pessoa, de assistencia medica para assistencia médica...etc...São coisas que podem acontecer, nao quer dizer que aconteçam !

22 comentários:

Carol Liôa disse...

é amiga, eu tive q fazer uma cesarea, mas eu queria tanto o normal! mas nem sempre dá! bjsss

Damaris disse...

morro de medo dos dois tipos de parto, cada um deles tem suas vantagens e desvantagens.Mas com certeza o melhor é o normal, pois é natural, e de melhor recuperação!

Beijinhos...

Camyla disse...

eu ja pesquisei tudo isso, conversei com mulheres que fizeram PC e PN ,mas é bem complicado, e as coisas nem sempre são como agente quer, e tanto um parto quanto outra varia de mulher para mulher, as vezes o que é bom pra mim, não é bom pra ti!! Eu to bem indecisa como q vou ganhar meu bebê! mas vamos ver o que vai acontecer!! beiiijinhos

Juliana Cristina disse...

Passando pra agradecer a sua visita ao Blog da Maduh...Estarei sempre passando por aqui tbm!
Tudo de bom pra vc e esse baby que está crescendo ai! Beeijos
Fiquem com Deus...

Juh e Maduh

Ana disse...

Oi! Eu fiz um comentário mas não sei se entrou. Deu erro de página várias vezes.
De qualquer maneira tô te seguindo.
Bjs!

Cris disse...

Infelizmente, devido a um problema de saúde em criança, eu sei que não posso ter filhos por PN (ou pelo menos não é aconselhável), portanto não tive nem tenho opção, o que me deixa triste porque a recuperação foi bem complicada e eu não vi a Mafalda nascer, ainda hoje a barriga não está normal e a sensibilidade é pouca na zona da cicatriz.

Carina Ferreira disse...

Pois é amiga, meu parto foi cesárea, embora tenha feito de tudo para ser normal. Mas a Malu não encaixou. Realmente a recuperaç~çao é mais lenta, tem que andar devagar, nada de muito peso, só a do bebê, cuidado ao levantar tudo isso foi bem chatinho, mas só no primeiro mês depois o médico me liberou pra tudo até fazer abdominal rsrs (doido?? não sei). Não senti dor, e me lembro de ter acompanhado o parto,de ter visto e beijado a Malu. Depois não lembro de nada rs.
Bjs

Vera disse...

Olá Miriam, obrigada por visitares o meu blog e seja bem vinda!
Em relação ao parto, o ideal é o parto natural, pois a cesariana (cesária) é uma cirurgia e a recuperação é mais lenta e dolorosa! Eu tive os meus dois filhotes de parto natural, mas apanhei a anestesia epidural em ambos!
Bjs

Unknown disse...

Eu escolhi a cesária e a anestesia não pegou, tive que tomar uma anestesia geral, tive uma infecção terrível...

Já tem uma nova seguidora!
Beijos

O meu Xibi disse...

Eu tive um parto normal, a recuperação foi bem rápida no dia seguinte já me conseguia levantar e fazer uma vida dita "normal", quanto à dor do parto não o senti pois levei epidural e virei fã, assisti a tudo sem dor e foi lindo,lindo,lindo.
Boa sorte e espero que o parto pretendido seja aquele que venhas a ter.
Bjs Vera

Thania disse...

fiz cesarea e nem de loooonge aconteceu td isso q vc relatou....rs.....foi OTIMO, ñ senti nada, amamentei normalmente, enfim....rs

Aline disse...

Eu fiz PC,foi indicação,tive pré-eclanpsia,enfim,eu me recuperei muito bem,não levanto bandeira pra nem um dos dois,pq cada caso é um caso,muito embora vejo coisas na net,fazendo lavagem cerbral pra PN a todo custo,e expondo a vida do bb a riscos..não sei mas infelizmente estamos a mercê das mãos dos médicos e querendo ou não temos de confiar.

Beijos querida e obrigada pela tentativa de me instruir de por foto no meu blgo,mas creio q meu pc está com virus e isso está afetando.

Pq todo o passo a passo já fiz,é bem aquilo q tu me explicou,já fiz tudo aquilo mas depois de postado não aparece nada.

Havia pensado ser alguma configuração errada,porém não achei nada q pudesse interferir.

Bjkas na barriga e obrigada mais uma vez!

Rose disse...

Eu tenho meda dos dois...kkkkkkkkkkkkk

Maas to aqui pra o q der e vier...rsrs


Bjokinhas amiga

Mamãe Tuka disse...

Ola!! Obrigada pela visita!!! =))
Vou te seguir!!! Beijinhosss

Taniguá disse...

Oi tb estou te seguindo, adorei seu blog e adorarei acompanhar sua gravidez! Beijos da Tani mamãe do Antonio

. disse...

Os meus 3 foram cesáreas então nem posso falar q prefiro o normal, seria hipocrisia.
Que vc faça a melhor escolha para o seu baby.

Beijos,
Dany, Danielle
www.danydanielle.blogspot.com

Mamã da Caroxinha disse...

No meu caso tive de fazer cesariana devido a problemas de coluna, no entanto a minha filha nasceu de 38 semanas quando a bolsa me rebentou...Simplesmente liguei ao GO que marcou tudo para a minha cesárea e ela nasceu a 31-07-2007!
Correu tudo lindamente, confesso que o pior foi levar a epidural porque estava com contrações e ter de estar naquela posição não é confortável!
O parto foi maravilhoso, vi tudo, lembro-me de tudo, fui elogiada por estar tão calma e logo no dia a seguir estava a pé a tomar o meu banho!
Dores de recuperação quase nenhumas, pus logo a sinta no dia a seguir ao parto e amamentei normalmente.
No meu caso teve mesmo de ser, não consigo PN, mas cada caso é um caso.
Depende muito das mulheres há as que dizem que o PN é terrível, outras dizem o mesmo do PC...
Que seja o melhor para ti!

beijokas

Liℓℓi Oℓivєirα disse...

Nossa amiga, lendo até eu q tive cesárea por opção fiquei com medo..kkkk Mas como dizem, cada parto é um parto!! Eu mesma não senti nem 10% do q está escrito, a recuperação é mais delicada sim, mas comigo foi só as duas primeiras semanas, e não são dores insuportáveis, são dores que "avisam" se tentar ultrapassar seu limite. Mas de resto eu não tive problemas.. rs Bjinhos e boa sorte na sua hora!!

Anónimo disse...

Eu fiz a indução do parto, ela não deu certo e após 12 hrs de sofrimento, fui para cesaria. Achei que meu sofrimento tinha acabado mas eu ainda não sabia o que estava por vir.. A anestesia não pegou e senti quase todo o parto! Pensei que fosse morrer.. Nossa foi a pior experiência de toda a minha vida! Se não fosse pelo meu bebe provavelmente teria desistido de lutar naquela hora.. Graças a Deus meu filho trem muita saúde e esta maravilhosamente bem... Mas um conselho pra quem for fazer cesaria: fazer o teste da anestesia antes pq se for pega de surpresa como eu vc vai sofrer horrores na hora do parto e no pos parto tbm.. Fica a dica

adriana marcon disse...

É VERDADE EU TBEM TIVE OS MEUS FILHOS ; TODOS NASCIDOS DE CESARIANAS DO PRIMEIRO EU QUASE MORRI FIQUEI DOIS DIAS PRA TER ELE NORMAL MAIS NAO DEU CERTO QDO O MEU OBSTETRA DEU EM CONTA EU ESTAVA QUUASE PERDENDO O MEU FILHO A SENSAÇÃO FOI HORRIVEL .E PELAS OUTRAS GRAVIDEZ QUE EU TIVE FORAM DIFERENTES TBEM E MAIS DOLORIDAS POR SEREM DE CESAREAS REPENTINAS E SO A MULHER FICAR EM REPOUSO E SEGUIR A RECOMENDAÇOES MEDICAS AI FICA O MEU ABRAÇO PRA TDS AS MAMAES GESTANTES ANONIMA:

Anónimo disse...

Fiz uma cesariana a pouco tempo e foi muito tranquilo.No terceiro dia já estava andando normal e sentia apenas dores ao levantar e movimentar, inclusive com duas semanas perdi os11 kilos que engordei. Minha princesa esta com 01 mes e tudo certo, farei cesaria com certeza do segundo filho, pois hoje tenho 31 anos.Abraços!

Anónimo disse...

É assim mesmo a cesária, inclusive sao dores suportaveis na recuperaçao, no entanto tomei remédio para dor só nos 3 primeiros dias.Hoje é bem moderno, anestesia super tranquilo!

Enviar um comentário

 

Mamãe do Diego Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea