sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Parto já não é problema de dor

Publicada por Futura mãmã
Para muitas futuras mamãs, em especial se este é o primeiro filho, o terror " medo" da dor estraga quase toda a emoção de ser mãe. Mas hoje em dia já não precisa de sofrer tanto assim.

Histórias contadas pelas nossas avós e mães, de partos que duravam dias, dores excruciantes, e mesmo a perda de sentidos durante o nascimento dos filhos, fazem parte de todas reuniões de mulheres quando o assunto se chama "parto".
Se bem que quase todas as mulheres que tiveram filhos são unânimes em afirmar que se tratam de dores logo esquecidas assim que se vê o bebé, a verdade é que o processo de parto pode ser bastante traumatizante.
Felizmente que a medicina também avançou para esse campo e actualmente proporciona à mulher formas mais suaves de passar por todo o processo sem as sequelas que a dor acarretava consigo.

Começando pela técnica mais conhecida temos a anestesia, que pode ter de ser aplicada mesmo durante os meses de gestação para a realização de alguns testes. Não precisa de se preocupar uma vez que os riscos da anestesia para o feto são mínimos, e nenhum é prejudicial ao desenvolvimento da criança.

Podem ser confundidas mas significam processos diferentes: a anestesia e a analgesia não são a mesma coisa.

A anestesia epidural e a anestesia geral envolvem uma concentração de vários fármacos que agem sobre o sistema nervoso periférico. A analgesia contribui apenas para a diminuição ou ausência da dor, permitindo que o trabalho de parto se desenvolva.

Mais conhecida nos últimos tempos é a injecção epidural, que consiste em injectar um anestésico no espaço peridural com a ajuda do cateter, um tubo muito fino, que vai bloquear quimicamente as raízes raquidianas, desencadeadoras dos estímulos da dor durante as contracções uterinas, mas sem interferir nestas. A dor é bloqueada de forma sectorial sem que os fármacos atinjam o bebé.
Unânime é a opinião de que a anestesia geral durante o parto envolve mais riscos e contra-indicações que a epidural.

Na anestesia Geral perigo coloca-se na comida. Espantada? É verdade, o perigo da anestesia está em que esta tem de ser administrada num paciente com o estômago vazio. Acontece que as parturientes mantêm sempre comida no estômago, mesmo após longos períodos de jejum, o que em caso de inconsciência e relaxamento muscular pode levar a que ocorram vómitos e aspiração pulmonar dessa matéria.
Os fármacos utilizados reduzem ainda a circulação sanguínea e por sua vez a função cardíaca da mãe e do bebé.

No primeiro caso, este perigo não existe com a epidural, uma vez que a parturiente continua na posse dos seus reflexos e no segundo, embora a diminuição sanguínea também aconteça com a epidural, o risco é menor.
A epidural age apenas no local onde existe a dor, permitindo que a distribuição dos fármacos se faça de forma sectorial, ao invés do que acontece com a anestesia geral, onde se distribuem pelo corpo e podem mesmo apresentar-se no leite materno.
Com a aplicação de uma epidural, e se for necessário, pode ser efectuada uma cesariana sem recurso a anestesia geral e com a mãe acordada durante o nascimento do bebé.
O único risco comprovado na aplicação da epidural, tem a ver com uma possível baixa de tensão, que pode ser facilmente resolvida com um tratamento apropriado.
Algumas parturientes apresentam dores de cabeça acompanhadas de vómitos e náuseas ou de alguma rigidez no pescoço após uma epidural, que desaparecem ao fim de dois ou três dias, e que se ficaram a dever à perfuração acidental de uma membrana no espaço epidural.
O medo da paralisia é um mito que algumas futuras mães ainda têm, relacionado com a epidural, embora esteja provado nos meios médicos que este problema não se coloca.
No entanto, não é em pleno trabalho de parto que deve pensar neste assunto, ou achar que basta uma injecção para o assunto da dor ficar resolvido. 
É essencial, após saber que está grávida, começar a planear e a assistir a aulas de relaxamento e de preparação para o parto, porque os exercícios respiratórios vão ajudá-la a descontrair e a cooperar na fase de expulsão do feto.

A decisão de aplicação da epidural cabe-lhe a si e ao seu obstreta, mas tenha em conta o que acha melhor para si...

12 comentários:

Unknown disse...

Ai amiga vou te falar que fui totalmente despreparada em relação a parto. Mas não sou um exemplo kkkkkkkkkkkkkkkkkk entrei em trabalho de parto , já estava com 4 dedos de dilatação quando a médica me avisou que eu tava em trabalho de parto e o Davi ia nascer kkkkkkk e fiquei pensando kd a dor? kd a gritaria? kd a novela? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Mas ele nasceu de cesarea mesmo assim por que a médica achou ele grande e desnecessário tentar um PN pra um bebe grande com uma mãe pequena. Então não tenho historias de parto pra contar, mas nem quero kkkkkkkkkkkkkk me livrei da dor e quero continuar assim kkkkkkkkkkkkk

bjus

Mundo do Dani disse...

Belo post, adorei, as futuras mamãs vão adoras. Eu também acho que se algum dia tiver filhos quero parto natural mesmo

Anónimo disse...

Belo post! ...
BeijinhO

Si, mãe da Bela e do Lipe disse...

Amiga a triste realidade é que na hora da dor do parto não somos tão racionais quanto somos durante os 9 meses .... eu me lembro de chegar na maternidade pedindo cesarea kkkkkkkk

beijos e um ótimo final de semana !!!

Rafaella disse...

Adorei, fala bem sobre as anestesias....
Passei a gravidez inteira com medo do parto, e fiz cesaria, a recuperação foi maravilhosa...
bjos

Glauh Pima disse...

Aff eu não senti dor de parto pois tive que fazer uma cesária marcada por conta de um problema na placenta...Mas é muito bom saber sobre o parto e as anestesias...E fiquei boba de saber que o problema da geral é os alimentos, não sabia!
Bjus

Mima disse...

Amei a matéria !!!
Depois volto com calma para visitar o blog!!

Obrigada pela visista!!

tenha um ótimo final de semana!!

bjos,

Mima disse...

Amei a matéria !!!
Depois volto com calma para visitar o blog!!

Obrigada pela visita!!

tenha um ótimo final de semana!!

bjos,

Brilhos e Fascínios disse...

Da minha parte posso dizer que correu tudo às mil maravilhas! Só tenho boas memórias, mesmo. Não tive tempo de levar epidural, não levei um ponto, entrei à hora de almoço e a Benedita nasceu às 16:30h .. O relato está no meu blog, se depois quiseres ler.
Beijinho e muitas felicidades,

Bárbara

Ana Carolina disse...

Lindo post. Estou retribuindo a visita e estou seguindo.
Abraços e boa gestação pra vc.

Tati disse...

Oi Mirim ,sabe que mesmo antes de engravidar, sempre morri de medo do parto.Tenho pavor da anestesia.Mas acho que quando esta chegando a hora , todo o medo deve passar, pq a maior preocupação é saber se correrá tudo bem e se o bebe nascerá bem e saudável.

Um grande beijo

Liℓℓi Oℓivєirα disse...

Ai amiga isso de ter medo da dor é só no começo, depois qd estiver perto do seu filho nascer, vc ficará tão ansiosa pra ve lo, vai desejar todos os dias isso, vai pedir a Deus pra q ele venha com saúde e corra td bem, q vai esquecer da dor, até ela começar..rsrs Bjinhops Lili do Luanzinho

Enviar um comentário

 

Mamãe do Diego Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea