sábado, 19 de novembro de 2011

Placenta

Publicada por Futura mãmã

Bom sábado para todas !!!

Hoje o assunto é a placenta e o seu amadurecimento ...rsrs vi ontem num num post de um blog sobre o assunto e resolvi ir na minha ultima ecografia e ver como estava a minha placenta e o seu amadurecimento... 
Depois fui pesquisar e encontrei isto :


Por Alexandre Magri

Cada exame de Ultra-Som uma novidade aparece. Nos últimos exames, uma nova medida foi inserida na conclusão: O Grau da Placenta. 


Mas o que é isso?

Algumas mães ficam desesperadas porque o médico disse que elas têm a "Placenta Grau 0", e acham que isso reflete-se num retardamento do desenvolvimento fetal ou algo do gênero. Mas não tem nada haver com isso... Abaixo está a explicação ...


O que é a Placenta?

É responsável pelo suporte à vida do feto, fazendo as vezes de pulmões, fígado, rins, intestinos e glândulas endócrinas do feto. Fica ligada à parede uterina, e ao bebê pelo Cordão Umbilical. Separa as circulações sanguíneas materna e fetal por uma barreira feto-placentária, que se simplifica progressivamente. Na placenta humana o sangue materno está em contato direto com a fina camada de células do trofoblasto que recobre os vasos fetais. Por este motivo é denominada de "hemocorial" (o sangue materno - hemo - está em contato direto com o cório).


O que é Grau Placentário?

A placenta, conforme evolui-se na idade gestacional, apresenta uma crescente deposição de cálcio. Essa deposição, microscópica no início da gestação, pode tornar-se macroscópica no final desta.
Grannum percebeu que era possível classificar a placenta em sua maturidade, observando-se os depósitos de cálcio vistos durante as Ultra-Sonografias.
A classificação, então, foi padronizada em 4 graus de maturidade diferentes: grau 0, 1, 2 e 3.

- Numa Placenta Grau 0, não há sinais de calcificação, apresentando uma textura homogênea. É a placenta observada durante o primeiro trimestre da gestação.

- Já a Placenta Grau I apresenta calcificações esparsas e uma textura ondulada, e é aquela vista desde o segundo trimestre da gestação.

- Uma Placenta Grau II é aquela que apresenta uma calcificação já bastante acentuada, principalmente na parte que fica ligada ao útero. Este grau de maturidade placentária não costuma ser visto antes da 30.ª semana da gestação, e é a mais freqüente no momento do parto.

( Oi meninas... E aqui entro eu ...rs Eu fui ver na minha ultra-morfológica e a minha placenta está posterior alta, grau II Grannum. Eu fiz a ecografia com 23 semanas...e vêem o que diz ali?? Não deve ser vista antes da 30* semana de gestação ... O médico a mim disse que estava tudo óptimo e não falou nada de nada da placenta, meu bebe desenvolveu-se bastante bem e cresceu muito bem... Isso aí não é sinal que tem qualquer problema ok??
Isto varia muito de grávida para grávida, de gravidez para gravidez, e de muitas mais coisaas... ) 

- Uma Placenta Grau III pode ser vista a partir da 35.ª semana da gestação, e sua característica é a calcificação generalizada, sendo vista numa ultra-sonografia sob o formato de um anel.


Grannum observou, então, que há uma relação entre o Grau de Maturidade Placentária e a maturidade pulmonar do feto, sendo que esta é de 100% quando a placenta atinge o Grau III, embora isto não seja um consenso unânime entre os estudiosos.

Mas o mais importante não é a avaliação da maturidade pulmonar, e sim a relação entre calcificação placentária e o retardo do desenvolvimento fetal, por exemplo, quando se apresenta uma Placenta Grau II antes da 32.ª semana ou uma Grau III antes da 34.ª semana da gestação.

Se as gestantes tiverem alguma duvida acerca do assunto, nada melhor do que perguntar para vossos médicos que eles sem duvida com mais informação e exactidão explicam e dão exemplo do que isso pode querer dizer e no que pode fazer diferença durante a gestação ... 
"Com diz o médico, alguma duvida é comigo, não é com a Internet... rs"

ImagemGoogle

11 comentários:

Cristiane disse...

Nossa que post mais informativo, amei!!! cris
http://olhopreguicoso.blogspot.com/

Luisa Morosini / Luly disse...

Oi amiga, para acessar meu outro blog, vc ira receber o convite por e-mail, ai vc entra direto no blog novo privatizado ok?
E PELO E-MAIL.
BJS.

sandra disse...

Olá Miriam, já cá estou :))
Li com bastante interesse a sua comunicação sobre a placenta, estive a ver a minhas ecografias, não menciona qual o grau que a minha placenta tem... presumo que esteja tudo bem... na 6ª. feira tenho consulta e vou perguntar á minha médica.
Que continue a correr tudo bem com a sua gravidez!! Tenho que esperar mais um mesinho para ter o meu bebé nos braços...ai, tenho tanta vontade!!!
Beijinhos

Pipoquinha disse...

Oi!
A minha placenta também tm grau II e fiz a eco com 25 semanas e tb estava tudo óptimo!
Beijo

Mônica C. G. disse...

Olá Miriam,

Gostei muito do seu post, eu vi que com 22 semanas minha placenta ainda estava com grau 0, mas na época meu médico disse que estava tudo OK.
Achei seu Blog muito bom e vou segui-lo para trocar informações.

Beijos

Mamãe do Enzo disse...

Nossa bem legal esse post, como meu médico sempre diz que está tudo bem, nunca havia parado para perceber mesmo ehehhee
bjos bom findi


http://maeefeliz.blogspot.com

Thayna Ranage disse...

o nome do seu bebe é diego miguel?

Kinha Avelino disse...

Minha irmã ta com 30 semanas e a placenta grau II a medica dela disse que a gravidez dela era de alto risco por causa disso..

Unknown disse...

Tô com 24semanas e a ultrassom deu grau da placenta grau zero é bom é normal?

EMERCIA lavor disse...

Tô com 24semanas e a ultrassom deu grau da placenta grau zero é bom é normal?

Anónimo disse...

Estou com 14 semanas de gestação e minha placenta já está no grau 1 será que está normal?

Enviar um comentário

 

Mamãe do Diego Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea