quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Exames Neonatais

Publicada por Futura mãmã
Exame clínico

Imediatamente após o parto, o pediatra neonatologista recepciona e examina o recém-nascido. Além da avaliação física, ele considera os antecedentes familiares, a história da gestação e as circunstâncias do parto e do nascimento. Esse exame tem por objetivo verificar a transição da vida intra para a extrauterina, levando em conta principalmente o coraçãozinho e a respiração do bebê, mas também investigando a presença de problemas de formação, sinais de infecção e doenças metabólicas. Com base nessas informações, o médico pode encaminhar o bebê a uma unidade de cuidados especiais ou liberá-lo para ficar com a mãe. Novos exames clínicos detalhados devem ocorrer entre 12 e 24 horas após o parto, ainda no hospital.


Teste do Olhinho

É um exame muito importante, por isso é obrigatório. Simples, rápido e indolor, a pesquisa do reflexo vermelho, conhecida como “teste do olhinho”, pode identificar problemas que levam à cegueira infantil, como catarata, glaucoma de nascença e até tumores intraoculares (retinoblastoma). Com uma caneta oftalmológica, o pediatra lança uma luz contra o olho do bebê e avalia o resultado. Se o médico observar um reflexo vermelho, igual ao das fotografias com flash, é porque está tudo bem com o olhinho do recém-nascido. Ou seja, fica comprovado que o eixo óptico da criança está desobstruído, permitindo a entrada e a saída do feixe de luz através da pupila. Caso haja qualquer alteração, dependendo da situação, é possível tratar o problema de forma precoce e garantir uma visão normal para o bebê. Estima-se que metade dos casos de cegueira poderia ter sido evitada se as crianças tivessem feito esse teste tão simples.


Teste do pezinho

Todo recém-nascido deve realizar obrigatoriamente a triagem neonatal, o famoso “teste do pezinho”. O médico coleta com um filtro de papel uma amostragem do sangue do bebê, em geral do pé (daí o nome), preferencialmente entre o terceiro e o sétimo dia de vida. É um exame fundamental porque permite ao pediatra fazer o diagnóstico precoce de inúmeras doenças sem sintomas, além de servir para identificar o tipo sanguíneo da criança. Esse procedimento dá ao neonatologista a chance de interferir no curso do problema e, eventualmente, diminuir ou eliminar suas sequelas.



Teste da orelhinha

A triagem auditiva, também conhecida como “teste da orelhinha”, ou audiometria neonatal, avalia a audição do recém-nascido e ajuda no diagnóstico de eventuais perdas. O exame é rápido e indolor. Um fonoaudiólogo coloca na parte externa do ouvido do bebê um pequeno fone acoplado a um aparelho audiométrico. Durante três a cinco minutos, o equipamento produz estímulos sonoros (as chamadas Emissões Otoacústicas Evocadas), capta seus ecos e processa as informações. Diante de qualquer alteração, a criança tem de ser submetida a exames complementares para confirmar ou não o quadro de deficiência auditiva. O diagnóstico precoce é vital para o melhor desenvolvimento de crianças com perdas auditivas, principalmente em relação à linguagem.



E então, existe mais exames neonatais que eu não tenha aqui colocado ??? kkskss...
Sou nova principalmente nestas andanças de exames e médicos com recem nascidos... !!! ; )

Google

7 comentários:

Carol Meoli disse...

Bom, não consigo lembrar de mais nenhum exame no momento... Mas temos que ver direitinho se o hospital faz o teste do olhinho, pois o hospital que eu escolhi para ter a Babi, eles não faziam. Já que quando a Babi nasceu quase não se ouvia falar desse tal exame.
Tivemos que fazer depois...

Bjinhos

Diário de duas Princesas disse...

Também acho que é só isso mesmo!!!

Mas fique bem atenta e pergunte se fizeram os testes no seu bebê! Pois a Yasmin saiu do hospital sem o teste da Orelhinha....
Só fizeram no dia que fui buscar o resultado do teste do pezinho, mas porque eu perguntei hein...


Beijinhos

Damaris disse...

oi miguxaaaaa,que saudade desse cantinho aki,pois como falei lá no blog eu não tava conseguindo entrar em alguns blogs,mas agora tá tudo normal,graças a Deus!!!!
Então passei dar um oi,pra te visitar e dizer que tô de volta por aki!!!

Beijinhos...

Susana Andrade disse...

Olá Miriam!
Eu também quando estava grávida fazia as minhas pesquisas na internet!
Já agora foste presenteada por mim com um selinho: http://9meseseumavida.blogspot.com/2012/01/and-winner-blog-is.html
Bjo ;o)

Grauce disse...

Fez a lição de casa diretinho rs

Nunca vi nenhum blog falar sobre os testes neonatais, muito importante tudo o que você colocou linda. São esses mesmo. Parabéns pelo post!

Rafaela Martins disse...

Oi que post Super Importantee!!Parabéns vc vai ser uma super mãae...
Confeso que não Fiz teste da orelhinha na biah os medicos disse que não precisava até hoje não sei pq rs.. Bjooos

Ingrid Faria disse...

Querida acho que achou todos, kkkk

Beijos

Enviar um comentário

 

Mamãe do Diego Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea