sexta-feira, 23 de março de 2012

A amamentação
Aqui reina a Livre Demanda

Publicada por Futura mãmã
Hoje vou falar da minha experiência de amamentação nestas "quase" duas semanas do Diego junto de mim, neste mundo exterior do ventre da mamãe.
Então no hospital eles queriam que eu desse de mamar ao Diego de 3h em 3h... Na primeira noite cumpri, era obrigada a isso, pois eram eles que o iam por ao peito e ao berço devido a eu não me puder mexer nem levantar da cama durante 12 horas após a cesariana.
Nessa noite nas vigias eles perguntavam sempre a que horas tinha mamado e eu mais ao menos acertava horário para lhes dizer rs. 
Eu dizia cumprir. Mas não cumpri... Desde o momento em que fui liberada a poder levantar-me, sentar-me e por ai, 12 horas após o parto, comecei logo a livre demanda com o Diego... Ele acordava, eu mudava a  fralda, punha no peito e coloca no berço... ou acordava, eu punha no peito, mudava fralda, peito denovo, e por fim berço ... Sempre que ele queria eu dava, sem acordá-lo para as mamadas, nem a força-lo a tal... Se ele acordasse e quisesse eu dava e pronto. Apesar do Dieguinho no hospital ter sofrido imenso de cólicas, muitas vezes não queria pegar o peito de tão cheio que estava devido aos gases e dorzinhas...
Em casa as cólicas sumiram, e eu continuei a fazer igual... Notei uma grande diferença, pois o pequeno ficou mais calmo em casa, dormia melhor, mamava muito mais tranquilamente, mais tempo e melhor! Em três dias aumento 210 g.
E até hoje tem sido assim... Nada de horários e vamos q' vamos na livre demanda.
Pode não ser o melhor que se deva fazer, mas por aqui e por enquanto é assim... Um dia mais tarde, quem sabe não se crie horários certos para as mamadas do Diego.

Ao inicio amamentar pode-se tornar chato e não ser feito com prazer, apesar da mãe sempre ter querido e querer muito dar o peito ao seu filho. Eu sempre quis e quero muito dar peito ao meu pequeno, adoro vê.lo mamar a olhar para mim, quando ele anda lá com a mãozinha a agarrar-me para eu não tirar a minha mão ou a tocar no meu peito também como se fosse tudo território dele rs. Mas amamentar pode ser sim dolorido, e ao inicio acredito que seja, pois o bebe ainda está aprender a agarrar e nós a encontrar-mos as posições mais confortáveis. O meu pequeno tem 11 dias, e quando o peito deita sozinho ele prefere andar só lá com a linguinha dele a beber o que cai e nada de pegar certo, ( Aí as vezes me stresso) rs, ainda hoje ele não pega directo nem certo no peito, é muito curioso e então anda com a cabeçita a roda, as vezes faz mal a pega e começa a mamar "em falso", outras coloca a lingua por cima em vez de colocar por baixo e por aí... Mas com paciência... Pois, porque as vezes também ficamos stressadas com isso, mas com tempo, paciência, tirar e voltar a dar, a coisa se acerta e depois é só esperar ele dar uma boa mamada, ficar satisfeito e pôr com a língua o peito para fora, como quem diz já não querer mais...


Para as futuras mamães :

Para as futuras mamães.. Não se deve trocar o bebe de peito!!! Pois o nosso leite tem três fases : o colostro que serve como relaxante, calmante e de água para o organismo deles ( por isso alguns bebes adormecerem mal começam a mamar), o leite magro e o leite alimentício, ou seja o gordo, e é o ultimo leite (alimentício/gordo)  que de facto os alimenta e sacia a fome deles. Se você estiver a mudar de peito ele apenas vai beber o colostro, não quer dizer que não o alimente, mas não é o que se deva fazer.
Antigamente era assim que funcionava, hoje nos hospitais e em todo lado já não o aconselham a fazer... Fica a seu critério fazer o que acha melhor para o seu bebe.


Quanto aos peitos da mamãe : 

Quanto aos nosso peituxos, no hospital feriu-me o peituxo esquerdo e quando o punha ao peito e ele sugava doía, pois estava mesmo ferido. Criou crosta, caiu a crosta e já não feriu mais... A partir daí comecei logo a colocar colostro antes e depois de cada mamada do pequeno e comecei logo a colocar também, uma pomada. Pode-se pôr a pomada e eles mamaram logo de seguida que não tem qualquer contradição. A pomada não tem gosto, nem cheiro. Chama-se purelan 100, e é a que o Hospital do Barreiro recomendou logo que viram o meu peito ferido, mas nessa altura eu já a colocava fazia tempo. Rsrs.
O peituxo direito não tive qualquer problema, apesar de colocar sempre a pomada. E ainda hoje a coloco, não só a pomada como o colostro-leite do próprio peito, pois só o colostro já ajuda imenso, acreditem futuras mamães de colo.
Continuo a sentir o peito cansado, as vezes quando pega doí um pouco, mas nada de dor forte, sinto ele abocanhar, a sugar, sinto dolorido, mas já não dói e não feriu mais .

Segunda ( 26/03/2012 ) temos de ir ao peso novamente .

http://meins.multiply.com/journal/item/3/Amamentacao_um_dever_de_todas_as_maes

33 comentários:

Tânia ♥ O Nosso Mundo Perfeito ♥ disse...

Fazes bem seguir o teu instinto :)

Susana Andrade disse...

Que bom que está tudo a correr bem mamã... No hospital também falavam de dar de mamar de 3 em 3 horas mas não segui isso de forma rigida e nos primeiro meses o meu G mamava de 4 em 4h e agora de 3 em 3. A livre demanda muitas das vezes propicia cólicas, principalmente quando eles são como o meu G, dificeis para arrotar todo o ar que ingeriram... ainda hoje passadas 2 horas depois de mamar ainda arrota e bolsa um pouco. O que magoa mais os mamilos muitas das vezes é mesmo devido ao facto de darmos mama frequentemente isto porque o mamilo está sempre humido na boca deles e a ser estimulado, quando o G estava mais faminto e eu lhe dava mais mama ficava com os mamilos um pouco doridos mas isso passa.
Um beijinho mamã ;o)

Michelle Marie disse...

parabéns, está se saindo uma bela mãe. gOSTEI DA DICA DE NÃO TROCAR O PEITO devido as três fases.

Maria Lavrador disse...

Amamentar para mim foi principalmente a partilha de momentos unicos com os nossos filhotes. Mas existem mamãs que sofrem muito e na minha opinião, nesses casos não vale a pena insistir... ainda bem que com vocês está tudo a correr bem e desejo que assim continue

Mil beijonh

Aline disse...

Olha,eu sou super a favor de mamentar em livre demanada,com o tempo tudo entra nos eixos,e natralmente sem forçar.

Quanto a pega do peito,talvez vc já tenha lido,mas assim: tente posicionar a aurela do peito na boquinha dele,com o dedo mindinho..e se estiver muito cheio,tente esvaziar um tantinho pra ele conseguir pegar com mais facilidade..logo ele estrá maiorzinho com mais força,e mamará mais rápido e esvaziará o peito e ficam ambos adaptados pras mamadas.

Bjs e bom final de semana!

Bruna Almeida Rolemberg disse...

Sou super a favor da livre demanda, acho q bebe nao eh uma maquina q vc tem q ficar controlando nada. Adorei seu relato, esta de parabens.
Beijos

Alice disse...

Que legal esse post Miriam, eu tbm sou super a favor da amamentação e aqui na minha cidade, pelo menos na maternidade ao o Enzo vai nascer eles são a favor da livre demanda, o bebê sabe a hora que ele quer... Foi o que nos passaram no curso de gestante e que com o tempo, eles vão criando a rotina deles mesmo... Beijinhos

jo nascimento disse...

Oi, amamentei a Duda em livre demanda até oa 3 anos e acredito que isso seja o melhor para o bebe!!!
Beijinhos

O Apê de Nós Três! disse...

O único perigo da livre demanda é quando pensanmos que qualquer choro ou reclamação do bebê é fome ou vontade de mamar. Acho que isso aconteceu por aqui. Praticava a livre demanda, mas depois como o Samuca tem golfado muuuito percebi que não esttá sendo bom , então estou tentando por horários pras mamadas pra ele não se encher muito e o leite voltar.
Amiga, sempre soube que as cólicas aparecem depois de 15 dias de vida do bebÊ por conta do sistema digestivo estar em desenvolvimento e se adaptando a ingestão do leite. Acho estranho vc dizer que o Diego teve cólica ainda na maternidade. como vc identificou que o choro era de cólica???
bju

Mamãe da Júlia e do Murilo. disse...

Que bom, espero que o Diego mama bastantão ! rs
Olha eu já comentei sobre a minha amamentação, não foi nada legal, dei peito até os dois meses de puro sofrimento, mas não quero te assustar rsrs
E é isso ai, dar peito a hora que eles pedirem, não tem como controlar a fome deles rs

O Apê de Nós Três! disse...

Amigaaa, o Samuel só rejeita o peito quando está com dor ou azia do refluxo. Mas se eu oferecer a qualquer momento ele mama!!! è um guloso!!!
Ms que bom que vc tem as coisas bem claras por aí, por aqui tá tudo muito confuso ainda.
A gente ouve tantas informações diferentes. Por exemplo, a pediatra falou que a melhor posição para por o bebê é de barriga pra cima e não de lado como a gente pensa, pq de barriga pra cima é mais difícil do leite entrar no pulmão por que sobe, mas logo volta pro estômago por causa da gravidade. Outra coisa que ela disse é que não há nenhuma comprovação científica que a alimentação da mãe interfere nos gazes ou cólicas do bebÊ!! Ai amiga, é tanta coisa diferente que se ouve que fico muito confusa!!!
Mas vamos tentando fazer o melhor a cada dia né!!
bju

Mirian Vieira disse...

Que bom que está amamentando! Além de ser muito importante, é muito mais fácil...

bj bj

Thyallen Oliveira disse...

Que bom que esta ocorrendo bem, mas eu acho q sempre deveria ser assim neh dar o peito quando eles querem

bjs

Grace Medice disse...

que bom que pra vc esta sendo tranquilo,pois tem mamãe que sofre bastante neah morro de medo das feridas mas me parece inevitavel neah...bjusss e bom fim de semana

Leny Alves disse...

Que bom que a amamentação está sendo tranquila pra vc,algumas mãezinhas sofrem tanto....é algo que quero demais e espero que seja o mais tranquilo possível!
Eu não sabia desta pomada,bom saber disso caso eu precise pra poder arrumar uma....

Bejinhos....

Miminhos de Mãe disse...

Olá, parabéns pelo teu menino!
Respondendo à tua questão, fui eu que fiz a fralda sim ;) Usei um adesivo termocolante, apliquei fita grega e fita de viés. bjs

Anne kelly disse...

Aqui em casa estamos assim também, só os peitos que estão rachados e doloridos, mas eu aguento firme e não desisto!Minha maior alegria é vê-la de olhinhos bem abertos olhando pra mim enquanto mama...bjinhus pra vc e pro Diego!

Unknown disse...

Ato divino dar de mamar!!!!

Vim deixar um bj no teu coração,desejar bom fim de semana smpre com saúde e paz!

Quer emoção? Junte a nós!

Postagem ao meu mano André hj em meu blog!


Ro

Bibi disse...

Você não sabe como é bom ler teus posts para ir entendendo o que está por vir!
Temos sim que seguir nosso instinto. Acho isso importante, tanto que as experiências vividas é que nos ajudam a encontrarmos nosos ponto de equilíbrio e a fazer nossos bebês serem mais sadios e felizes!
Beijo!

Anónimo disse...

Ao ler o post, até parece que estava na aula que tive de amamentação :D
BjinhO

Alba Catarina disse...

Querida a amaentação é sublime, maravilhoso, algo indescritivel. Sinto saudades, quero ter outro bebe pra viver tudo de novo. Estou aguardando o momento certo, nos dias de hoje tudo tem que ser planejadissimo...kkk
Felicidades pra vcs

Queli disse...

Sempre fui adepta da livre demanda, mas eu não ferecia o peito, eu esperava ele procurar. Dieguinho vai ficar uma bolinha de lindo.
Bjs

Escolhendo o sexo do meu bebe. disse...

Sempre dei de mama, para os meu pequeninos, e foi o melhor que poderia fazer por eles..hoje vejo o resultado....otimo post mamae...parabens!!!
bjkas de carinho!!!

Clarinha e Suas Mamães disse...

Que delicia flor, nossa muito estranho, por aqui eles aconselham dar o peito a livre demanda até o primeiro mês de vida do bebê, e depois do primeiro mês sim dar de três em três horas.Parabéns novamente, curta muitooo seu Diego.

Cristiane disse...

Muito bem , quando vemos o tamanho dele e a saúde...Vem a recompensa. Cris

Aline Motta disse...

Vc foi sortuda eu sofri muitoooo!!
Aqui em casa ainda é livre demanda até hoje!
Bjo!

Unknown disse...

Aqui também foi livre demanda, nunca foi de 3h em 3h tinha vezes que era a cada 10min, sempre que ela procurava eu oferecia.
Foram meses de muito amor, carinho, olhares, uma cumplicidade para a vida toda.
Bjs

Dreia disse...

Minha querida a demanda livre é mesmo a forma mais correta de se amamentar.
Queria apenas corrigir uma coisinha se me permitires.

O colostro é o leite que existe nos primeiros 3 a 5 dias, depois ele passa para o leite de transição (por 1 a 2 dias) e finalmente o leite final (chamado leite maduro).
O colostro é essencial para construir as defesas do Diego. O leite final esse sim de inicio dá a sensação de ser mais aguado por ser saciador da sede, é mais rico em proteinas, água e minerais. O leite final é o leite mais "gorduroso" saciador da fome, mais rico em lipidos, para engordar as nossas crias!
espero ter ajudado
beijinho

Ingrid Faria disse...

Teve uma época que foi livre demanda também!!

Beijos
Lilia

sheR disse...

Ah não..
Nemn acredito que o Dieguito ja nasceu, e eu nem ví!!
Que raios!!!
Ah amiga, esse negocio de 3 em 3 horas aqui no Brasil ja é passado!!
Amamentação é em livre demanda e quem manda é o pediatra, ele diz que não pode passar de 3 horas, mas antes disso, pode tranquilaamente...
Ah meu deus, o Dieguito ja nasceu!!
Parabéns mamãe!!

Cynthia Souza disse...

Sou totalmente a favor da livre demanda, acho que é bem importante e por aqui sempre foi assim com os 3, parabéns! E logo os peitos acostumam e não ira mais doer, um beijo no coração.

Neusinha Feliciano disse...

Adorei tua experiência e as dicas, Miriam... achei bem legal tu reforçar a ideia da repetir o mesmo seio para o bebê tomar toda a gordura final do leite, que é o que aumenta o peso dele. A maioria das pessoas acha que deve dar cada mamada em um seio mesmo... muito bom!!!
Eu tbm acho que, no início, o bebê deve mamar sem horários rígidos, pois, muitas vezes eles nem mamam direito e logo ficam com fome... dormem antes de terminar. Depois, quando já estão maiorzinhos sim, já aprenderam bem a mamar e é bom cuidar um pouco o horário para a criança ir criando rotina de alimentação, o que ajudará até na fase escolar, futuramente.. é bem positivo, mas, um bebezinho pequetuxo não precisa de tantas regras... pobrezinho... hehe..
Continue dando dicas pra gente... minha Alícia está quase chegando e é muito bom ver as experiências de vcs..
Bjinhus.

Gleysa Lopes disse...

Eu tb sou a favor de livre demanda...sempre que meu pequeno queria eu dava!!!
Gostei das dicas, eu sabia que tinha que dar o peito todo mas nao sabia o porque!!

Bjs

Enviar um comentário

 

Mamãe do Diego Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea