quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Parto Normal

Publicada por Futura mãmã
Num determinado periodo de Gestação as futuras maes começam a pensar nos partos existentes no seu país,  que parto gostariam de ter, qual o melhor parto, qual será o parto que irão escolher ou terão que fazer por informação médica e começam a pesquisar, a informar-se e a esclarecer-se... ( Pelo menos foi e é o que eu tenho feito rs ) .
Por isso decide ir pesquisar coisas sobre vários partos e começo por me tentar esclarecer bem sobre o parto normal  ( porque até agora será esse o meu parto escolhido e irá ser se nada tiver contra ).
Quero falar agora sobre as várias fases do parto normal, e nos post's seguintes abordar tanbem outros partos mais conhecidos pelas mulheres.
Um Post um pouco grande mas muito esclarecedor e cheio de informações importantes.

 FASES DO PARTO NATURAL 

Primeiro período do parto - período de dilatação

Começa com o início da primeira fase do parto: Contracções do útero, inicialmente com frequência de 2 a 3 em cada 10 minutos e com duração aproximada de 40 segundos. ( Variando de mae para mãe ) .
O parto é precedido da ruptura do saco amniótico, também chamado de ruptura das águas.
As contracções aceleram até que ocorram com frequência de 5 a cada 10 minutos e duração clínica de 70 segundos, quando se aproxima a expulsão do feto. 
Na expulsão, somam-se as contracções uterinas aos esforços expulsivos voluntários da mãe. O trabalho de parto pode se iniciar com colo uterino fechado, abrindo com a força das contracções, ou com dilatação de 2 a 3 centímetros nas primíparas ( maes de primeira ), e de 3 a 4 centímetros nas ( mais de segunda ou mais vezes ) multíparas ( Quanto mais for a dilatação melhor ). 
Cada contracção dilata a colo uterino até que ele atinge 10 centímetros de diâmetro. 
A duração do trabalho de parto varia imensamente mas em média dura cerca de 12 horas para mulheres parindo pela primeira vez (primíparas), ou em torno de 8 horas em mulheres que já pariram anteriormente (multíparas).

Segunda fase do parto - Período expulsivo

A segunda fase do parto inicia com a cervix completamente dilatada (10 cm) e termina com a expulsão fetal. Uma nova força começa a atuar, a contração da musculatura do diafragma e da parede abdominal que associados as contrações comprimem o útero de cima para baixo e da frente para trás e assim o bebê é expelido ( nasce ).
O bebé usualmente nasce (apresentação fetal) de cabeça, a chamada apresentação cefálica.

95% nascem com apresentação cefálica;
4% nascem com apresentação pélvica;
1% nascem com apresentação transversa.

O estado médico da criança é avaliado através da escala de Apgar, baseada em cinco parâmetros. Quanto maior o valor melhor está a criança : )

Terceira fase - Secundamento ou dequitadura

Ocorre pelas contrações uterinas que diminuem o volume do útero e consequentemente aumentam a espessura da parede muscular, com esta redução a placenta se descola pois não possui elasticidade. Assim ocorre a infiltração de sangue entre a placenta e a decídua basal remanescente originando hematoma retroplacentário. As membranas fetais permanecem no local ate que a placenta se desprenda por completo, ai destaca-se da parede uterino e se dirige a porção superior da vagina (é expulsa atraves de contrações ou por meio manuais ou esforços da mae de empurrar para baixo se não estiver sob efeito anestésico).

A dequitação efetua-se através de dois mecanismos:
  1. Central ou Baudelocque - Schultze: 75% dos casos: placenta se torna invertida sobre si e a superficie fetal brilhante aparece primeiro na saida vaginal com sangramento somente após a expulsão.
  2. Marginal ou de Ducan: 25% dos casos: placenta desce lateralmente e se apresenta na saída vaginal com a superficie materna encrespada, acompanhada de discreto mas contínua sangramento.
Quarta fase - período de Greenberg

De fundamental importância nos processos hemostáticos (impedir o sangramento excessivo).
Os mecanismos que coibem o sangramento do pós-parto são:
  1. Miotamponamento: inicia-se imediatamente depois da saída da placenta e consiste na contração potente da musculatura uterina, tamponando a saída dos vasos sanguíneos que irrigavam a placenta. Se este mecanismo não ocorrer de forma adequada, há a chamada "hipotonia uterina", que pode resultar em sangramentos excessivos e coloca a vida da mulher em risco.
  2. Trombotamponamento: depende da formação de pequenos coágulos (trombos) que obliteram vasos uteroplacentários.

Vantagens do parto Normal
  • A recuperação é rápida
  • Não há dor pós-parto.
  • A rápida recuperação deixa a mãe mais tranqüila, o que favorece a lactação
  • A alta é mais rápida, o que possibilita à mãe retomar seus afazeres prontamente
  • A cada parto normal, o trabalho de parto é mais fácil do que no anterior
  • Se a mulher vir a sofrer de mioma (patologia comum do útero), na eventual necessidade de uma operação, esta será mais fácil
  • O relaxamento da musculatura pélvica não altera em nada o desempenho sexual
  • A mulher participa ativamento do nascimento do filho

    Desvantagens do parto Normal
  • Possíveis danos à pelve (raro acontecer);
  • Possíveis danos ao períneo, uretra e ânus (raro acontecer);
  • Raríssimos casos de incontinência urinária e fecal;
  • Dor no períneo, em casos de episiotomia e laceração.
» A maior parte dos danos ocorridos durante o parto normal é causado pela má condução do mesmo, especialmente quando são utilizadas manobras e intervenções desnecessárias, muitas das quais condenadas pela Organização Mundial de Saúde - como episiotomia ("corte"), entre outras.

Espero ajudar as maes e futuras maes a compreender e ficar mais esclarecidas sobre o Parto Normal... 


"Imagens retiradas da InterNet"

Durante o blog e seguintes pos'ts vou tanbem dar informações e esclarecer-me sobre outros partos mais conhecidos, como por exemplo, o seguinte... Cesariana.     

13 comentários:

Carol Meoli disse...

Oi Miriam, obrigada pela visita e claro vou te seguir... se quiser me siga tb!!!
Que gostoso estar grávida... né?
Bom sobre esse negócio do tipo de parto, foi chato pra mim. Leia esse meu post caso te interesse!!!
http://mundocorderosadebabi.blogspot.com/2011/05/relato-do-meu-parto.html

Bjs e seja bem vinda ao meu blog...

Liby86 disse...

OI Miriam. Obrigado pelo comentário no meu blog e parabéns pela gravidez que dá inicio aos momentos mais emocionantes na vida.
Beijos e saude para vc e para o seu bebê.
Vou te seguir também! :)
Até a próxima!

Aline disse...

oie... obg pelo comentario no meu blog, já estou te seguindo! Que delicia, curta bem a barriga, é uma fase maravilhosa, bjs

Marcela lusia disse...

Oi obrigadinha pela visita lá no meu cantinho, já estou te seguindo.
Essa fase é uma delícia por isso curta muito, aproveite bastante!!
beijos

Carol Meoli disse...

Eu só te falei pra vc ler o post lá, porque acho interessante a gente ler o relato dos partos...

bj

Rafaella disse...

Que legal essas informações sobre o parto normal...
Adorei....
bjos

Si, mãe da Bela e do Lipe disse...

Olá amiga gravidinha!!! o parto normal estava tb nos meus planos (li muito relato de parto) inclusive foi assim que descobri o mundo dos bloguinhos maternos .... assisti a TODOS os videos de parto da net .... estudei a teoria da coisa rsrsrsrs

minha cesarea estava marcada para uma terça e na segunda feira dia anterior a piquena me obedeceu e começou a vir ao mundo .... foi tranquilo no começo (as primeiras 5 horas foram "faceis") depois eu pensei que iria morrer e não me lembrei de nada nesta hora, quando foi 10:02 da manha ela nasceu de parto "normal" com epsio, no mesmo dia eu tomei um bom banho, no outro dia eu tive alta e não tive ajuda de ninguem (fora maridão) .... para mim o parto normal foi sensacional massss a cesarea para algumas amigas minhas são a primeira opção e elas são tão felizes quanto eu com esta opção rsrsrsrs

muitos beijos a você e ao bebe

Diário de duas Princesas disse...

Olá mamãe o meu parto também foi normal e super rápido, mas quanto as contrações não se pegue muito nos minutos não, pois o meu tp começou com contrações já de 2 em 2 minutos não começou espaçado não, comecei sentir as contrações de uma hora para outra e bem juntinha uma da outra.
Mas ainda estava com 1 de dilatação! Mas foi tudo muito rápido não demorou nada para ela nascer!

Tem mulheres que chegam a ficar com 2 cm de dilatação e ainda não sentem nada!


Beijinhos meu e da Yasmin

Bealtifull Day. disse...

o meu com certeza vai ser normal, a nao ser que no exame de coracao eu nao passe!

Quero mto normal, a minha go disse que eu posso tranquilamente!!! estou mto feliz!!!

Jei disse...

Eu estava convencida de que queria um parto natural mas depois de estar tantas horas com contrações e a dilatação a demorar, esolvi que a anestesia epidural seria a decisão mais acertada e foi... só foi pena não ter feito efeito completo...
Tente não ter opiniões formadas sobre isso, na hora vês como te sentes, se aguentas bem a dor ou não.

Adriana De Bona disse...

Oi no meio da gestação conversei com meu ginecologista e decidimos pela cesarina. Para mim foi muito tranquilo a recuparação também foi ótima fui para o hospital super calma porque sabia que a equipe que escolhi para meu parto estaria lá (ginecologista, assistente e pediatra). Espere mais um pouco para pensar nisso curta mais gravides mais para frente converse com seu(a)ginecologista para saber qual é o melhor para você e o bebê. Bjus

Chlóe Croient disse...

Muito bacanas as informações!!

caroline disse...

Oi antes de mais nada obrigada pela visita no meu blog.
Sobre o parto , a principio planejei um parto normal para Bruna mais devido a necessidade tive cesario mais foi super tranquilo tanto o parto quanto a recuperação.Então fique bem calma que tudo ja deu certo no parto e recuperação do seu gatinho.Um beijo

Enviar um comentário

 

Mamãe do Diego Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea