quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Ultrassonografia ou Ecografia

Publicada por Futura mãmã
Como todas as futuras mães e mães que já tem o seu bebe ao lado, sabemos básicamente o que é a Ultrassonografia ou chamada Ecografia, mas hoje decidi pesquisar mais sobre esse tema e ficar mais esclarecida : D E por isso decidi tanbem fazer um post sobre o assunto Rsrs. Espero que ajude muitas maes gestantestanto como mulheres que estão a tentar engravidar.

A ultrassonografia (ou ecografia)
É um método diagnóstico que aproveita o eco produzido pelo som para ver em tempo real as reflexões produzidas pelas estruturas e órgãos do organismo. 
Os aparelhos de ultrassom em geral utilizam uma frequência variada dependendo do tipo de transdutor, desde 2 até 14 MHz, emitindo através de uma fonte de cristal piezoelétrico que fica em contato com a pele e recebendo os ecos gerados, que são interpretados através da computação gráfica.
Conforme a densidade e composição das estruturas a atenuação e mudança de fase dos sinais emitidos variam, se é possível a tradução, que formará a imagem dos órgãos internos.
A ultrassonografia permite também, através do efeito doppler, se conhecer o sentido e a velocidade de fluxos sanguíneos.
Por não utilizar radiação ionizante, como na radiografia e na tomografia computadorizada, é um método inócuo, barato e ideal para avaliar gestantes e mulheres em idade procriativa.


Caracteristicas
Esta modalidade de diagnóstico por imagem apresenta características próprias:
  • É um método não invasivo ou minimamente invasivo;
  • Apresenta a anatomia em imagens seccionais ou tridimensionais 3D, que podem se adquiridas em qualquer orientação espacial.
  • Não possui efeitos nocivos significativos dentro das especificações de uso diagnostico na medicina "nao faz mal nem á mae nem ao bebe".
  • Permite a aquisição de imagens dinâmicas, em tempo real, possibilitando estudos do movimento das estruturas corporais.
O método ultrassonográfico baseia-se no fenômeno de interação de som e tecidos, ou seja, a partir da transmissão de onda sonora pelo meio, observamos as propriedades mecânicas dos tecidos. 
Assim, torna-se necessário o conhecimentos dos fundamentos físicos e tecnológicos envolvidos na formação das imagens do modo pelo qual os sinais obtidos por essa técnica são detectados, caracterizados e analisados corretamente, propiciando uma interpretação diagnóstica correta.
A ultrassonografia pode contribuir como auxílio no diagnóstico medico.
Pode acompanhar durante a gravidez o bebê desde seus primórdios ao nascimento, avaliando aspectos morfofuncionais. Permite ainda a orientação de processos invasivos mesmo antes do nascimento.

De som para imagem 
A criação de uma imagem digital a partir de som dá-se em 3 etapas: Produção da onda sonora, recepção da eco e interpretação da eco..

(Imagem retirada da Net)

4 comentários:

Unknown disse...

Muito bom seu post, eu amava fazer ultrassom, foram uns 8 com direito a CD gravado para mostrar pra família, só não quis fazer esses 3D, acho que a imagem fica feita, parece uma borracha, muito estranho na minha opinião,
bjs

Lu do Deninho disse...

Muito legal para ajudar as futuras mamães a entender melhor.....
Eu amava o dia de fazer a Ultrasonografia !!!

bjuss

Unknown disse...

Mirian a ultrasonografia é sempre uma delicia de fazer né? Alem de podermos ver nossos babys e escutarmos seu corançãonzinho ficamos aliviadas ao saber que tudo esta bem com eles!!!

Bjus e obrigada por estar sempre presente la no blog!

http://amaecoruja.blogspot.com/

Unknown disse...

Ja estamos te seguindoo BjOOO

Enviar um comentário

 

Mamãe do Diego Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea