sábado, 12 de novembro de 2011

Coisas comuns e normais de bebe pequeno / recém nascido

Publicada por Futura mãmã


O cordão umbilical
Mantém-se no lugar durante 7-10 a 15 dias após o nascimento.
Durante esse tempo, deve-se lavar e secar diariamente, para evitar infecções. ( Quando coloca o álcool não tenha a "tentação" de soprar, pode "aliviar" o bebé, pois com o sopro podem ir bactérias para aquela área ).

Imagem retirada da Internet

Bolsar
Os bebés vomitam muitas vezes um pouco de leite, mais quando estão a tentar arrotar.
Não tem de se preocupar com isso, é normal do organismo, a não ser que o vómito seja violento e que ocorra depois de todas as mamadas.

Imagem retirada da Internet


Os Gases do bebé 
Provocam muitas dores e cólicas abdominais, portanto o seu bebé vai chorar bastante, depois de cada mamada ou quando sentir esse desconforto e dor.
Pode tentar "aliviar" as dores, colocando-o junto ao seu corpo, para sentir o calor e adormecer, massajar as costas e barriguinha, para ajudar a soltar os gases.  Pode pedir ao médico um medicamente para aliviar as dores.

Imagem retirada da Internet

Fezes soltas
Nos primeiros dias o bebé vai evacuar o mecónio (as primeiras fezes), mas depois as fezes tornam-se amarelo acastanhado.
As fezes dos bebés amamentados são mais soltas, que as dos bebés a biberão (complemento).
Se ele fizer fezes verdes e liquidas estará com diarreia. Tem que ter muita atenção para o bebé não desidratar. Dê um pouco de água fervida, mas arrefecida. E se necessário recorra ás urgências.

Imagem retirada da Internet
ehehheh

Assaduras
A amónia da urina irrita a pele sensível do bebé portanto não admira que a maior parte dos bebés sofra de assaduras, mesmo que se mude a fralda com regularidade.
No entanto cuidado que as fraldas, cremes e toalhetes podem agravar as assaduras. É preferível lavar com água tépida e sabonetes naturais do bebé.

Imagem retirada da Interneteheheeh


Olhos remelosos
Geralmente os bebés é comum aparecer logo após o parto. Altura que o sangue ou outros líquidos podem entrar em contacto com o olho.
Limpar suavemente cada olho com um pedaço de algodão embebido em água fervida e arrefecida. Se persistir consulte o médico.

Imagem retirada da Internet

Espinhas Faciais / Medra / Milia
São pequenos pontos brancos também chamados de milia (que aparecem na pele do bebé) com que muitos bebés nascem costumam desaparecer em poucas semanas sem qualquer tratamento.
Se ficarem vermelhos lave-os com água fervida e arrefecida.

Imagem retirada da Interne

24 comentários:

Ingrid Faria disse...

Amiga, você nem sabe o quanto eu gosto daqui do seu blog...Assim eu me lembro de quando eu estive grávida. E como foi legal

Qualquer coisa me manda um e-mail: lilianascimentofaria@gmail.com


Beijos

Natália disse...

OI QUERIDA. TUDO ISSO COM O TEMPO SE TORNA NORMAL. GABRIEL SOFREU MUITO COM ASSADURAS, NOSSA FICOU MUITO FEIO MESMO. ELE TEVE FURUNCULO, TEVE ATÉ QUE TOMAR ANTIBIOTICO... GRAÇAS A DEUS PASSOU. BJINHOS

Grace Medice disse...

tenho pavor de ver essa presilha da unbigo pendurada espero que a do meu baby caia logo

Bealtifull Day. disse...

Adorei as dicas...tava querendo mesmo saber sobreo cordao umbilical! <3 Beijao

Rafaella disse...

Adoro essas informações...
E isso é otimo. quer dizer que vc esta lendo muito sobre o assunto...
Quando o principe chegar mamãe vai estar hiper informada...
Bjos

Mama_Juliago disse...

Adorei este post!
Continuaaaa!
Bjoca

Patrícia Santos Gomes disse...

Oi, querida!
Respondei seu comentário lá no meu blog m,as achei melhor copiá-lo aqui tbm, é sobre o "mundo rosa"
aí vai:

"Olá, Miriam! O que se passa é que minha pequena de 3 anos, há alguns meses vem dividindo o mundo entre "isso é de menino" e "isso é de menina". Começou se referindo a algumas brincadeiras, inclusive sem queirar que o pai brincasse conosco por ser "menino". No começo achei que fosse normal por estar percebendo a diferença entre os sexos, mas a coisa ta tomando uma proporção gigante. Ontem ela estava no espelho olhando a língua e disse "Mamãe, a minha língua é rosa, a sua é rosa e a do apapi não é". Tive que chamar o Paulo p/ mostrar-lhe a língua - e ainda assim ela ficou desconfiada, acredita? Não queremos um mundo monocromático para ela. Acreditamos que isso pode ser o início de formação de uma pessoa com preconceitos e limitações desnecessárias. Mas se vc achar q não tem nada a ver, pode dizer. Meu marido acha que sou louca :-) por me preocupar com isso e eu quero ouvir opiniões de todo tipo, não tenho a vdd e sou mãe de primeira viagem, ainda estou aprendendo! Um grande beijo e vamos conversando. (leia o post anterior a este)"
Grande beijo

Cátia Nunes disse...

Olá linda...
Tu estás inscrita no site "de mãe para mãe"?
És de que zona de Portugal?
Beijinhos

Jamilly LIma disse...

Nossa,o Lucas golfava demais! eu estava sempre com aquele cheirinho terrível, até que aprendi a levar sempre uma roupa extra para mim e várias para ele!!

bjos

Mundo da Fer* disse...

Nossa adorei esse post!Aprendi muita coisa com ele.
Beijos e bom fim de semana :)

Anónimo disse...

Ei Miriam! Laura teve só um pouco de milia. Mas passou rápido, graças a Deus. Quanto ao umbigo, super fácil de cuidar. Hoje em dia é só alcool e mais nada. Beijão para vocês!

Dreia disse...

Miriam querida, dica muito importante:

COTO UMBILICAL: Não se lava ou desinfecta com nada de nada (alcool, tinturas ou mesinhas são coisas antigas)! Deixa-se secar naturalmente, inicialmente dobra-se a fralda para não tocar no umbigo e não infectar com o contacto de xixi ou fezes. Ele cairá entre o 4º e 10º dia!


Assaduras: Importante secar bem o rabinho antes de colocar o creme, rabinho seco, rabinho saudável :)

beijinho

Dreia disse...

Esqueci dos olhinhos: Lavar com soro fisiológico no 1º mês do canto mais limpo para o mais sujo!

Kaká Magrela disse...

Oi linda, desculpe nao ter vindo antes, ja estou te seguindo e sempre que possivel estarei aqui ta .. bjus

Unknown disse...

Adorei o post...
bjs

Unknown disse...

Amiga pe tudo isso e um pouco mais... rsrsrs...

Mas o post esta maravilhoso... Faz um tempinho que não passo por aqui né??? Muito obrigada pelo carinho la no blog...

Beijos e fiquei muito feliz em saber que será um MENINO... Eeeeee... Parabens...

Débora

sheR disse...

Olá!!!
Mírian, só tenho algo pra ressaltar sobre as cólicas (são o unico problema q estou tendo com meu pequenino) a massagem que voce usou pra ilustrar é da shantalla e a massagem pra aliviar colicas é de outra forma!!
O coto umbilical vc usa alcool 70% ao redor com o auxilio de um contonete.
Estou te seguindo...
Sorte!

Alê disse...

Minha flor lindaaaaa! Perdoa a ausência...mas eu posto no blog ou comento enquanto Ana Luísa dorme hahaha. Cara, mas eu leio todos os teus posts... Tu nem parece mãe de primeira vagem. Vc posta coisas interessantes que ema judam sempre.. Como agora esse aí do umbigo. Não me abandona não viu?! Deixa minha princesa criar uma rotina que eu volto ao normal. Um xêro nesse buchim mais lindo do mundo. Ale.
www.minhaprimeiragravidez.com

Unknown disse...

Oi Miriam, obrigada pelo seu comentário lá no blog, viu? Adorei o seu cantinho e acho que as informações que vc passou aqui são importantíssimas para as mães de primeira viagem! parabéns! Voltarei mais vezes!

Bjos e tudo de bom!

Magali, mamãe da Sayuri disse...

Nossa lendo seu post deu uma saudades de quando minha pequena era bebezinho recém-nascido *-* é muito gostoso vc vai ver ^^ o mais dificil aqui foi lidar com as cólicas eu so faltava chorar junto com ela .. mas passa ^^ vc conhece a teoria da extero-gestação?! eu fui conhecer dps que minha baby nasceu e olha me ajudou muito a lidar com ela e entende-la melhor se vc quiser dar uma lida vou deixar um link aqui pra vc vai te ajudar já na maternidade ;)

Teoria da extero-gestação:
http://solucoes.multiply.com/journal/item/53

Bjos /o Um òtimo domingo para vocês!

Alice disse...

Oi... São várias preocupações rsrs e como meu Obstetra diz: - Nenhuma mãe nasceu sabendo ser mãe rs... Por isso, nós antenadas sempre em busca do melhor para nossos bebês para quando eles nascerem a gente já fazer as coisas com um pouco mais de confiança rsrs Beijos

Suzana Lira disse...

Nossa amei saber de tudo isso, afinal não sou mamãe, treinante nem nada, porém sou voluntária em um berçário, então é sempre bom saber das coisas


Beijoo

Tati disse...

Que legal esse post. Gostei , aprendi algumas coisas que não sabia.
Um beijo Miriam

O Tanguinhas & Family Love disse...

Que post excelente :)
obrigada pela partilha!
beijinhos

Enviar um comentário

 

Mamãe do Diego Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea