segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Continuação das coisas comuns e normais do recem nascido ...

Publicada por Futura mãmã
Custa-lhe a fazer cocó
Faz ruídos, torce o rosto e fica corado? Não há motivos para preocupação. Ao realizar poucos movimentos intestinais durante a sua vida no útero, os músculos abdominais do bebé não estão suficientemente exercitados. Além disso, o leite, o unico alimento que ingere, deixa poucos resíduos. Mas isso não significa que esteja com prisão de ventre.
Imagem retirada da Internet
Entorta os olhos
O aparente estrabismo do recém-nascido deve-se ao facto de ainda não conseguir controlar os músculos dos olhos. Por vezes, custa-lhes manter em linha quando tenta focar os rostos.
Na maior parte dos casos, é passageiro, apenas se deve considerar preocupante se os olhos estão “em bico” de forma permanente ou se continuam assim passados os três meses.
É sempre aconselhável levar o seu filho o oculista desde pequenino.

Imagem retirada da Internet
Pele fina
O tom translúcido dos recém-nascidos deve-se à imaturidade do sistema circulatório e do mecanismo que regula a temperatura do corpo. Conforme se vão aperfeiçoando, a pele terá um aspecto mais opaco. As manchas vermelhas e as rugas também são temporárias e devem-se ao facto de bebé ter estado meses a flutuar no líquido amniótico.

Imagem retirada da Internet

Chora sem lágrimas
Durante os primeiros dias, as glândulas lacrimais só produzem a quantidade de líquido suficiente para manter a humidade dos olhos. Também é normal e corrige-se em poucas semanas.

Imagem retirada da Internet

Respiração irregular
Respira de modo irregular e, por vezes, faz breves pausas entre uma e outra respiração. Isto deve-se ao facto dos pulmões serem ainda pequenos e dos seu sistema neurológico ainda não estar totalmente desenvolvido.

Imagem da Internet
Come pouco de cada vez

O recém-nascido necessita de comer frequentemente pois o seu estômago ainda é muito pequeno. O melhor conselho é alimentá-lo a pedido, a única forma de estarmos seguros de que bebe todo o leite de que necessita.

Imagem retirada da Internet

Descoordenação
Depois do nascimento, as zonas cerebrais mais desenvolvidas são aquelas que estão relacionadas com os reflexos e com as funções orgânicas fundamentais ( como a batida do coração). Mas o cerebelo, que está encarregue de coordenar o movimento, ainda não está devidamente. 
Não há razão lhe dar importância. Ao fim de alguns meses, o bebé coordenará melhor os movimentos.

Imagem retirada da Internet



Apesar de todas informações existentes, e por mais que as futuras mães, como eu, e as mães que já tem o seus filhos nos braços possam ouvir, ver ou ler, ao viverem de facto a maternidade existem sempre duvidas que se constroem e outras que se tornam esclarecidas... Há sempre algo que nos leva a pensar, e a perguntar no momento,  agora o que eu faço, ou o que é isto, ou o que se passa ... Mas ao ler , ver e ouvir informações, sites e canais sobre o assunto gravidez, pré e pós parto, e por aí adiante há coisas que quando acontecessem nos iremos lembrar de tudo isso e associar umas coisas ás coisas.

9 comentários:

Diário da mãe e da filha disse...

ai amiga, ja falei isso, mas vou repitir, rsrs... Esses posts me dá uma saudade.

Achei um site bem legal para vc que vai se tornar mamãe http://babydicas.com.br/

Entra lá, vc vai gostar

Beijos

Maria Pereira disse...

São coisas mt simples mas é bom saber o q está certo e o q pode ser menos correcto

Bjs e festinhas na barriga

Minha Filha Minha Vida disse...

quando seu filhote nascer vc vai perceber que por mais que acreditamos estar preparada sempre acontece algo e agente diz ... E AGORA ??? rsrsrsrs

muitos beijos

Cátia Nunes disse...

São dicas muito boas para estarmos mais ou menos preparadas, o problema é que por mais coisas que agente lê no fim vai haver sempre alguma coisa que nos vai deixar o coração aos pulos e sem saber bem o que fazer.

respondendo ao comentário de onde és... eu sou da zona de Almada, costumas vir para estes lados?
Beijinhos

Di + Má = Marlinho e Tiquinho disse...

Gostei muito do post!!! muito interessante!!!

Bjs...

Camila Gomes disse...

Muito bom, a gente estudar um pouquinho sobre os bebês, antes da chegadas dele amiga, eu fiz muito isso!
Adorei o post!

Liℓℓi Oℓivєirα disse...

Oi amiga.. qt tempo e q saudades de vc!! Desculpe meu sumiço, mas nossa rotina está entrando agora nos eixos, e passei por aqui e dei uma geral e vi que vc terá um lindo menino, PARABENS!!!! É mesmo uma delicia, vc vai ver, fora q menino é mais apegado a mãe q mais delicia ainda!!! Parabens mesmo!! Eu vi q vc está a todo vapor pesquisando sobre RN, e faça isso mesmo, eu li muito, comprei revistas, pesquisei e amava ler sobre tudo isso, qd ele nasceu simplismente esqueci de td..kkkkkkkkkk Mas vale muito a pena, mas qd ele nascer vc saberá oq fazer, nosso instinto fala muito mais alto q qq teoria!! Bjinhos e estarei novamente sempre por aqui!! Bjinhos Lili do Luanzinho

Mamã da Caroxinha disse...

Já te andas a preparar, fazes bem :) embora nem tudo o que a gente lê seja útil e depois vão acontecendo coisas que nos deixam stressadas...
beijocas

Liby86 disse...

Esse ruídos na hora do cocó é o momento mais feliz do dia. Rio tanto com a minha pequenininha fazendo eles...kkkk

Enviar um comentário

 

Mamãe do Diego Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea