segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Continuação das coisas comuns e normais do recem nascido ...

Publicada por Futura mãmã
Custa-lhe a fazer cocó
Faz ruídos, torce o rosto e fica corado? Não há motivos para preocupação. Ao realizar poucos movimentos intestinais durante a sua vida no útero, os músculos abdominais do bebé não estão suficientemente exercitados. Além disso, o leite, o unico alimento que ingere, deixa poucos resíduos. Mas isso não significa que esteja com prisão de ventre.
Imagem retirada da Internet
Entorta os olhos
O aparente estrabismo do recém-nascido deve-se ao facto de ainda não conseguir controlar os músculos dos olhos. Por vezes, custa-lhes manter em linha quando tenta focar os rostos.
Na maior parte dos casos, é passageiro, apenas se deve considerar preocupante se os olhos estão “em bico” de forma permanente ou se continuam assim passados os três meses.
É sempre aconselhável levar o seu filho o oculista desde pequenino.

Imagem retirada da Internet
Pele fina
O tom translúcido dos recém-nascidos deve-se à imaturidade do sistema circulatório e do mecanismo que regula a temperatura do corpo. Conforme se vão aperfeiçoando, a pele terá um aspecto mais opaco. As manchas vermelhas e as rugas também são temporárias e devem-se ao facto de bebé ter estado meses a flutuar no líquido amniótico.

Imagem retirada da Internet

Chora sem lágrimas
Durante os primeiros dias, as glândulas lacrimais só produzem a quantidade de líquido suficiente para manter a humidade dos olhos. Também é normal e corrige-se em poucas semanas.

Imagem retirada da Internet

Respiração irregular
Respira de modo irregular e, por vezes, faz breves pausas entre uma e outra respiração. Isto deve-se ao facto dos pulmões serem ainda pequenos e dos seu sistema neurológico ainda não estar totalmente desenvolvido.

Imagem da Internet
Come pouco de cada vez

O recém-nascido necessita de comer frequentemente pois o seu estômago ainda é muito pequeno. O melhor conselho é alimentá-lo a pedido, a única forma de estarmos seguros de que bebe todo o leite de que necessita.

Imagem retirada da Internet

Descoordenação
Depois do nascimento, as zonas cerebrais mais desenvolvidas são aquelas que estão relacionadas com os reflexos e com as funções orgânicas fundamentais ( como a batida do coração). Mas o cerebelo, que está encarregue de coordenar o movimento, ainda não está devidamente. 
Não há razão lhe dar importância. Ao fim de alguns meses, o bebé coordenará melhor os movimentos.

Imagem retirada da Internet



Apesar de todas informações existentes, e por mais que as futuras mães, como eu, e as mães que já tem o seus filhos nos braços possam ouvir, ver ou ler, ao viverem de facto a maternidade existem sempre duvidas que se constroem e outras que se tornam esclarecidas... Há sempre algo que nos leva a pensar, e a perguntar no momento,  agora o que eu faço, ou o que é isto, ou o que se passa ... Mas ao ler , ver e ouvir informações, sites e canais sobre o assunto gravidez, pré e pós parto, e por aí adiante há coisas que quando acontecessem nos iremos lembrar de tudo isso e associar umas coisas ás coisas.

9 comentários:

Ingrid Faria disse...

ai amiga, ja falei isso, mas vou repitir, rsrs... Esses posts me dá uma saudade.

Achei um site bem legal para vc que vai se tornar mamãe http://babydicas.com.br/

Entra lá, vc vai gostar

Beijos

Maria Lavrador disse...

São coisas mt simples mas é bom saber o q está certo e o q pode ser menos correcto

Bjs e festinhas na barriga

Si, mãe da Bela e do Lipe disse...

quando seu filhote nascer vc vai perceber que por mais que acreditamos estar preparada sempre acontece algo e agente diz ... E AGORA ??? rsrsrsrs

muitos beijos

Cátia Nunes disse...

São dicas muito boas para estarmos mais ou menos preparadas, o problema é que por mais coisas que agente lê no fim vai haver sempre alguma coisa que nos vai deixar o coração aos pulos e sem saber bem o que fazer.

respondendo ao comentário de onde és... eu sou da zona de Almada, costumas vir para estes lados?
Beijinhos

Di + Má = Juninho e Dudu disse...

Gostei muito do post!!! muito interessante!!!

Bjs...

Camila Gomes disse...

Muito bom, a gente estudar um pouquinho sobre os bebês, antes da chegadas dele amiga, eu fiz muito isso!
Adorei o post!

Liℓℓi Oℓivєirα disse...

Oi amiga.. qt tempo e q saudades de vc!! Desculpe meu sumiço, mas nossa rotina está entrando agora nos eixos, e passei por aqui e dei uma geral e vi que vc terá um lindo menino, PARABENS!!!! É mesmo uma delicia, vc vai ver, fora q menino é mais apegado a mãe q mais delicia ainda!!! Parabens mesmo!! Eu vi q vc está a todo vapor pesquisando sobre RN, e faça isso mesmo, eu li muito, comprei revistas, pesquisei e amava ler sobre tudo isso, qd ele nasceu simplismente esqueci de td..kkkkkkkkkk Mas vale muito a pena, mas qd ele nascer vc saberá oq fazer, nosso instinto fala muito mais alto q qq teoria!! Bjinhos e estarei novamente sempre por aqui!! Bjinhos Lili do Luanzinho

Mamã da Caroxinha disse...

Já te andas a preparar, fazes bem :) embora nem tudo o que a gente lê seja útil e depois vão acontecendo coisas que nos deixam stressadas...
beijocas

Liby86 disse...

Esse ruídos na hora do cocó é o momento mais feliz do dia. Rio tanto com a minha pequenininha fazendo eles...kkkk

Enviar um comentário

 

Mamãe do Diego Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea