sexta-feira, 9 de março de 2012

Colostro

Publicada por Futura mãmã
E pronto, hoje está de tal forma que nem preciso de lhe tocar para o colostro dar o seu ar e querer vazar do peituxo ks. ... Isto deixa-me feliz e afinal é um óptimo sinal.
Algo que quero e tenho demonstrado várias vezes desde o principio da gestação é o meu desejo de ter muito leitinho para o meu bebezinho :)
Para quem quiser ler mais tenho o meu primeiro post, sobre o assunto, aqui  quando tinha 23 semanas, dia 10 de Novembro de 2011.


Informações da wikipédia para ajudar muitos tentantes, gestantes e mamães

Colostro é uma forma de leite de baixo volume secretado nos primeiros dias de amamentação pós-parto. Composto de vários fatores para o desenvolvimento e proteção como água, leucócitos, proteínas, carboidratos e outros. O colostro vai se transformando gradativamente em leite maduro nos primeiros quinze dias pós-parto.

O colostro tem uma importante função na imunidade passiva de algumas espécies. Nele existem uma grande quantidade de imunoglobulinas, que em determinadas espécies não conseguem passar pela placenta, ficando a cargo total do colostro tranferir da mãe para o filho. Além da quantidade de imunoglobulinas, o colostro se difere do leite pela quantidade de sólidos totais, proteínas e demais fatores. Com o tempo, essas diferenças vão diminuindo e essa secreção vai se transformando em leite.

O colostro é também a única substância capaz de eliminar todos os resíduos de mecônio do trato gastrointestinal do bebê, ajudando o intestino a amadurecer e funcionar de maneira eficiente, além de prevenir o aparecimento de alergias, infecções e diarréia, pelo adequado controle e equilíbrio das bactérias que se desenvolvem no seu intestino. No dia do parto o colostro se apresenta ainda mais rico, daí as primeiras horas de vida serem chamadas por especialistas de "golden hours".

Como o colostro é rico em células imunologicamente ativas, anticorpos e proteínas protetoras, funciona como uma primeira vacina, protegendo o bebê contra várias infecções.


Colostro ajuda a regular o próprio sistema imunológico em desenvolvimento:

- É rico em vitamina A que ajuda a proteger os olhos e a reduzir as infecções.
- Ao estimular os movimentos intestinais para que o mecônio seja rapidamente eliminado, ajuda na prevenção da icterícia.
- Vem em volumes pequenos, de acordo com a capacidade gástrica de um recém-nascido.



11 comentários:

Unknown disse...

Muito explicativa sua postagem!! adorei\0/


estáse sentindo bm?? Diego quietinhi na barriga ou pulando muito??rsrrs

saúde e paz Querida


Ro

Rafaella disse...

Ai que bom...
Que vc tenha bastante leite para o Diego mamar muito...
Bjs

Nara Azevedo disse...

owwwn tb quero ter bastante leeeite pra pequenina!

Anónimo disse...

Eu não tive nem sinal do colostro na outra gestação,li a outra postagem sua que teve já com 23 semanas.O meu pra sair e tirar o leite para meu anjinho tive mesmo que fazer massagem,vamos ver desta vez...
Eu quero demais amamentar minha princesinha,espero ter muito leite!

Bjs

Anne kelly disse...

Que bom, pelo visto Dieguinho vai ter muito leite para mamar!!!Tudo de bom pra vcs...bjinhus!

Aline disse...

O estimulo de sair leite/colostro..estimular o peito..faz tbm estimular as contrações,ajudando no trabalho de parto então..estimule-os.

Obrigada pelos comentários,ontem fiquei sensibilizada com teu último comentário em meu blog..adoro poder estar ajudando de alguma forma,viu?! é um prazer pra mim.

Espero que esteja mais animada hj e menos pra baixo.

Bj e bom final de semana.

Anónimo disse...

Amamentar é um ato lindo de amor, como já se diz!
Eu quero amamentar muuuuito e ver minha beb~e crescer só com meu leite!
Parabéns Miriam, que o Diego tenha muito leite e muita saúde!
Beijo!

Joanita disse...

hehe Mais um Diego :) fico sp :) quando vejo outros blogs de Diego :)
Eu ainda nao senti o colostro, mas anteontem notei q os mamilos tavam meios humidos..mas agora ando sp a controlar para ver alguma mudança :) Tb noto a ficarem mais doridos!! :)

jitos de mamã de Diego para outra mamã de Diego!!

Em busca do sonho disse...

isso é muito bom sinal, também pode ser sinal de que o parto pode estar mais próximo do que pensas.

Para mim amamentar é a melhor coisa do mundo. Apesar de ter sofrido muito com a amamentação(mamilos gretados, mastites, até antibiotico tomei e agora sou uma profissional de amamentação sei tudo e mais alguma coisa) nunca, mas nunca desisti porque o nosso leite é o melhor alimento para eles e sabia que se alguma vez lhe desse o biberão ele depois dificilmente pegava no peito. Deixa dizer-te uma coisa, as pessoas antigas diziam coisas do genero" se calhar o teu leite não tem qualidade" e isso é mentira. Todo o leite materno é bom, o problema pode ser é a quantidade que pode não ser suficiente para as necessidades do bebe. E já sabes quanto mais ele mamar, mais leite tens e muito importante beber cerca de 3lts de agua por dia (2lts são para ti e 1lt para conseguires produzir leite)

bjinhos nossos

Unknown disse...

E coisa boa!!!
Te dou uma dica que funcionou comigo e com muitas mãe que eu conheço,
compre numa farmacia uma concha de amamentação ela custa entre 23 e 30 reais ela serve pra segurar o leite que vasa, formar bico de seio pra quem não tem, manter o bico do seio bem hidratado já que ele fica mergulhado no leite que vaza fazendo assim com que ele cicatrize bem rapidinho, caso ocorra as rachaduras, eu comecei a usar com 4 meses de gestação pois eu não tinha b ico e essa concha me ajudou muito com 1 semana depois que o Pedro nasceu os machucados que foram feitos no bico já estavam sarando.
Então fica a dica e foi me recomendada na maternidade.
bjs

elivania disse...

. Sempre que possível, tome banho de sol nas mamas, por até 15 minutos, no horário das 8h às 10h;

· Opte por sutiãs de algodão: são mais higiênicos e deixam a região mais ventilada;

· Passe uma bucha vegetal nos seios enquanto toma banho, para estimular os mamilos;

· Se o seio rachar durante a gravidez, use vaselina pura ou produtos à base de lanolina;

· Conchas de amamentação ajudam a estimular o bico durante a gravidez.

Enviar um comentário

 

Mamãe do Diego Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea