quinta-feira, 10 de maio de 2012

" Uma boa mãe é aquela que se torna desnecessária ..."

Publicada por Futura mãmã
No inicio não entendi o porquê do titulo, porque é que uma mãe teria que se tornar desnecessária?? Mas depois de ler o texto da Marcia entendi, será que é mesmo assim? Será que um dia quando ver meu filho !voar" vou-me lembrar deste texto e dizer "afirmativo"? !!

A frase que mais me marcou foi :
"A CADA FASE DA VIDA, VAMOS CORTANDO E REFAZENDO O CORDÃO UMBILICAL.."

E a vocês o que mais marcou neste texto ??? Concordam ??


TEXTO :

"A BOA MÃE É AQUELA QUE VAI SE TORNANDO DESNECESSÁRIA COM O PASSAR DO TEMPO."

VARIAS VEZES OUVI DE UM AMIGO PSICANALISTA ESSA FRASE E ELA SEMPRE ME SOOU ESTRANHA. ATÉ AGORA. AGORA QUE MINHA FILHA ADOLESCENTE, AOS QUASE 18 ANOS, COMEÇA A DAR VÔOS-SOLO. CHEGOU A HORA DE REPRIMIR DE VEZ O IMPULSO NATURAL MATERNO DE QUERER COLOCAR A CRIA DEBAIXO DA ASA, PROTEGIDA DE TODOS OS ERROS, TRISTEZAS E PERIGOS. UMA BATALHA INTERNA HERCÚLEA, CONFESSO. QUANDO COMEÇO A ESMORECER NA LUTA PRA CONTROLAR A SUPER-MÃE QUE TODAS TEMOS DENTRO DE NÓS, LEMBRO LOGO DA FRASE, HOJE ABSOLUTAMENTE CLARA. SE EU FIZ O TRABALHO DIREITO, TENHO QUE ME TORNAR DESNECESSÁRIA.
ANTES QUE ALGUMA MÃE APRESSADA VENHA ME ACUSAR DE DESAMOR, PRECISO EXPLICAR O QUE SIGNIFICA ISSO. SER "DESNECESSÁRIA" É NÃO DEIXAR QUE O AMOR INCONDICIONAL DE MÃE, QUE SEMPRE EXISTIRÁ, PROVOQUE VÍCIO E DEPENDÊNCIA NOS FILHOS, COMO UMA DROGA, A PONTO DE ELES NÃO CONSEGUIREM SER AUTÔNOMOS, CONFIANTES E INDEPENDENTES. PRONTOS PARA TRAÇAR SEU RUMO, FAZER SUAS ESCOLHAS, SUPERAR SUAS FRUSTRAÇÕES E COMETER OS PRÓPRIOS ERROS TAMBÉM. A CADA FASE DA VIDA, VAMOS CORTANDO E REFAZENDO O CORDÃO UMBILICAL...
A CADA NOVA FASE, UMA NOVA PERDA E UM NOVO GANHO, PARA OS DOIS LADOS, MÃE E FILHO. PORQUE O AMOR É UM PROCESSO DE LIBERTAÇÃO PERMANENTE E ESSE VÍNCULO NÃO PARA DE SE TRANSFORMAR AO LONGO DA VIDA.
ATÉ O DIA EM QUE OS FILHOS SE TORNAM ADULTOS, CONSTITUEM A PRÓPRIA FAMÍLIA E RECOMEÇA O CICLO. O QUE ELES PRECISAM É TER CERTEZA DE QUE ESTAMOS LÁ, FIRMES, NA CONCORDÂNCIA OU NA DIVERGÊNCIA, NO SUCESSO OU NO FRACASSO, COM O PEITO ABERTO PARA O ACONCHEGO, O ABRAÇO APERTADO, O CONFORTO NAS HORAS DIFÍCEIS.
ESSE É O MAIOR DESAFIO E A PRINCIPAL MISSÃO. AO APRENDERMOS A SER "DESNECESSÁRIOS", NOS TRANSFORMAMOS EM PORTO SEGURO PARA QUANDO ELES DECIDIREM ATRACAR."

TEXTO DE MARCIA NEDER



Marcia Neder
Foto : Google

24 comentários:

Mamã Petra disse...

A PRINCIPAL MISSÃO. AO APRENDERMOS A SER "DESNECESSÁRIOS", NOS TRANSFORMAMOS EM PORTO SEGURO PARA QUANDO ELES DECIDIREM ATRACAR."

esta a parte que para mim faz mais sentido

beijinhos

Maria Pereira disse...

Penso que a expressão tem mais a ver com o cortar o cordão umbilical e deixar voar os filhotes mas a palavra "desnecessária" acho muito pouco adequada à situação, a minha mãe faleceu qd eu tinha 36 anos e ainda hoje ela me faz tanta falta... sei viver sem ela? Claro e será por isso que ela se tira tornado menos "necessária" na minha vida??? Nem pensar!!!

Bjs grandes

Vânia e Mariana disse...

Concordo muito com este texto, é bem verdade!!! :)

beijinhos

Iolanda Lopes - Verdades e Carinho de Mãe disse...

Mirian, concordo com o texto.
Não existiremos por toda a vida dos nossos filhos, mas o que ajudarmos a conquistarem, sim.
Nosso papel muda a cada fase, de limpadora de bumbum, a conselheira. Acredito que seja um caminho natural e desejável.
bju
PS.: O que significa "gira"? rs

O Apê de Nós Três! disse...

Concordo totalmente com a autora!! Sempre tive isso em mente, não quero criar um ser humano dependente e carente como eu sou. Quero que me filho seja livre pra cometer seus próprio erros, seja independente!! como diz bem a autora!! E é por isso que tomo medidas como deixá-lo dormir sozinho, não atender no mínimo choro, colocá-lo em uma creche ao invés de deixá-lo com alguém da família. Espero que esteja fazendo o melhor. Bom é isso que nós empre esperamos né!!! Bjuuu amei de paixão o texto!!!!

Bibi disse...

Linda, eu concordo em gênero, número e grau. Veja bem no nosos caso: quando arrumamos um namorado, marido, companheiro que se vira, sabe fazer tudo, a quem damos os principais méritos? À mãe dele, que ensinou a ser independente e não a procurar outra mãe pra continuar o trabalho dela... rsrrs...
Um filho independente é tudo de bom, mas nõ é tarefa fácil. Temos que nos policiar para conseguirmos, pois os filhos são para o mundo e não para nós. Isso é inevitável e se a gente se iludir, vai sofrer mais tarde, né?!
Ótimo texto!
Beijo!

Mamãe da Julia disse...

Lindo o texto Mirian, e é verdade
agente tem que deixar eles ser livres pra passar o que passamos, porque é a lei da vida.
E concelhos e mais concelhos nunca são demais !

A espera do NOSSO tesouro - por Gra e Bruno disse...

Quando li o titulo, achei " meu Deus como assim?/ será que ela não tem o amor de mãe!" kkkkk... mas lendo o texto tbm concordo que a melhor mãe é aquela que se torna desnecessaria, o dificil é a gente querer aceitar isso, a gente dar o primeiro passo. Mas o texto é lindo e serve de apredizado pra todas nos.!
Beijão.

Escolhendo o sexo do meu bebe. disse...

Adorei o post amiga..bjkas

✿ chica disse...

Linda e verdadeira frase!!beijos,chica

Mari Rossini disse...

Texto lindooooo, mas tenho mta dificuldade nisso, o Matheus vai p escola a tarde e eu fico toda preocupada ateh ele voltar, dá uma vontade de nao deixar ele ir, um medo de nao estar ao lado dele se ele precisar!!!
Essa é a tarefa mais dificil de uma mãe, deixar seu filho livre ´p cometer seus erros e acertos...

Greyce disse...

Oi, Miriam! Obrigada pela mensagem! =) Como vai o Diego? beijos

Aline disse...

Perfeito texto!

Por instinto sempre penso em ajudar meu filho ser independente,eu não tenho medo que ele cresça..pq conheço mães que são tão "presas" a esse amor materno que seu filho já tem 5 anos de idade e ainda o chamam de bb,eu tenho plena conci~encia q meu filho hj com 2 anos e 9 meses já deixou de ser bb faz muito tempo..ele é uma criança..passa rápido,passa..mas são fases e eu adoro estar perto dele e curtir ao máximo pra a ponto de não sentir nescessidade de retroceder!

Então a frase que mais gostei do texto foi:
SE EU FIZ O TRABALHO DIREITO, TENHO QUE ME TORNAR DESNECESSÁRIA.

Esse de fato é o verdadeiro EDUCAR pro amanhã..se eu fiz o trabalho direito,tenho q me tornar desnecessária!

Bjs..

Mamãezinha disse...

Ótimo texto. Necessária leitura e autocrítica. Creio na educação que ensina o filho a fazer suas próprias escolhas e suportar as consequências. Beijos!

Aline disse...

Flor tem selinho pra vc no blogue http://aline-alemdoarcoiris.blogspot.com.br/

Bjs..

Mirian Vieira disse...

Não queria, mas fazer o que. É importante nos lembrarmos de que, filhos devem ser criados para o mundo e não para nós!

bj bj

☼Girassol☼ disse...

Tu acha que ele vai ser grandão? O Senhor me dê forças então! hehehe
E sem contar que se ele nascer até dia 15 de junho, ainda terei 1 mês pela frente e essa fome ainda não passou. hehehehe
Ainda bem fui pra faculdade! Tenho que correr!
Beijão!!!

Aline disse...

Querida perdão..sempre esqueço q meu blogue tá bloqueado..agora pode retirar os selos..tá liberado..bjs..

V@léria S@ndry mamãe de Gustavo e Gabriela disse...

É uma triste realidade, nós que temos filhos pequenos não aceitamos muito isso mas teremos que nos acostumar com a ideia. Bjinhus
www.gustavoegaby.blogspot.com.br

Ana Barbosa disse...

Ai isso eh o horror das mamaes, mas eh uma verdade!
Espero ser a melhor mae do mundo pra minha Ana Julia, sao tantos desafios, mas com Fe em Deus farei um bom trabalho e no tempo certo ela ira caminhar com as proprias pernas!


Bj

Só distração disse...

Muito bom seu post. Fica necessário cortar o umbigo... Cris

olhopreguico.blogspot.com

sodistracao.blogspot.com

Aninha disse...

Adorei...até coloquei no meu blog amiga rs
Super concordo!!!!

V@léria S@ndry mamãe de Gustavo e Gabriela disse...

Tem selinho especial pra vc lá no blog
www.gustavoegaby.blogspot.com.br
Bjinhus

Tânia (Mamã do Santiago) disse...

Eu concordo!
Aconteça o que acontecer na vida do meu filho eu vou estar sempre lá, mas tenho de o deixar seguir!

Enviar um comentário

 

Mamãe do Diego Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea